Press "Enter" to skip to content

Seguro de vida é fundamental no planejamento financeiro e garante tranquilidade diante de imprevistos

Apólices atuais abrangem diversas vantagens que podem ser desfrutadas em vida pelos segurados. Especialista da Rodonaves Corretora de Seguros explica os benefícios da proteção

É comum que a contratação de um seguro de vida não faça parte dos planos financeiros da maioria da população, diferente de um seguro de automóvel ou imobiliário, por exemplo. Isso acontece porque muitos acreditam que esse tipo de apólice é válido somente para casos de falecimento. Entretanto, há diversos tipos de coberturas que são fundamentais para garantir tranquilidade às famílias em casos de imprevistos.
 
Edilson Guerra, diretor da Rodonaves Corretora de Seguros, explica algumas vantagens da contratação de um seguro de vida, considerando a segurança e conforto dos segurados. “Esse é um produto pensado para garantir a proteção financeira de familiares e/ou dependentes do contratante, que também pode beneficiá-lo em caso de invalidez ou doença grave, por exemplo”, explica o executivo.

Todavia, a contratação desse tipo de seguro abrange, obrigatoriamente, a cobertura para o risco de morte, ocorrida por causa natural ou acidental, ou quando se tratar de uma cobertura por sobrevivência, encontrada em planos previdenciários (indenização paga de uma vez em forma de renda, caso o segurado sobreviva ao período estipulado na apólice).

De acordo com Guerra, a principal cobertura do seguro de vida (contra o risco de morte) pode oferecer garantias adicionais previstas no seguro de pessoas, incluindo coberturas como: invalidez por acidente, invalidez funcional permanente por doença, invalidez laborativa permanente por doença, doenças graves, diária por internação hospitalar, diária de incapacidade temporária, desemprego e perda de renda, entre outras.

Qualidade de vida

Atualmente as apólices incluem diversas vantagens para serem desfrutadas em vida, como ajuda no tratamento de doenças, cobertura por doenças graves ou invalidez.
 
Assistência nas dificuldades financeiras

A cobertura pode auxiliar a família e preservar o patrimônio em caso de morte ou invalidez e ainda em casos de doenças graves que impedem o segurado de exercer sua atividade profissional. O seguro contribui para que a família mantenha seu padrão de vida, podendo arcar com estudo dos filhos, por exemplo, pagamento das despesas, aluguel ou financiamento da casa.
 
Indenizações personalizadas

O segurado pode contratar uma cobertura personalizada, de valor adequado à renda de sua família, com uma apólice individual. Já as coletivas padronizadas, como as que as empresas oferecem aos colaboradores, normalmente possuem um valor mais baixo.

Ficam fora do inventário e são isentas de imposto

​​​​​​​As indenizações feitas pelo seguro de vida não precisam entrar no inventário e são direcionadas aos beneficiários após a morte do titular, sem custo e sem burocracia, poucos dias após o sinistro. Além disso, não há necessidade de serem declaradas no Imposto de Renda e nem no Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD).

Resgate do capital segurado em vida

Algumas apólices permitem o resgate do capital no momento que a pessoa desejar, como os seguros vitalícios. Já os seguros temporários, possibilitam o resgate da indenização somente no final do prazo da cobertura. Neste segundo, é possível, por exemplo, aproveitar o capital para pagar a faculdade dos filhos.

“Há ainda muitas vantagens e tipos de cobertura. Acredito que a contratação de um seguro de vida tem se tornado, cada vez mais, sinônimo de responsabilidade e os brasileiros têm amadurecido bastante essa ideia. Prova disso é o crescimento de 10% na aquisição desse serviço em 2018, que chegou a R$ 38 bilhões, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Isso mostra que a população está sim preocupada com o futuro e com a qualidade de vida”, conclui Guerra.

Please follow and like us:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial