Press "Enter" to skip to content

Porto Seguro Odontológico reforça a importância do cuidado com a saúde bucal na terceira idade

No Dia Nacional do Idoso, especialista da companhia aborda diversos aspectos relacionados à saúde odontológica dos mais longevos

Nesta sexta-feira, 27 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Idoso. E aproveitando essa importante data, que celebra os mais longevos, o Porto Seguro Odontológico reforça a importância do cuidado com a saúde bucal para uma vida mais saudável. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 42% das pessoas acima de 60 anos já perderam os seus dentes, cerca de 23,5 milhões de indivíduos no Brasil.

“As principais causas para esses problemas, muitas vezes, estão associadas à falta de cuidados preventivos com a saúde bucal. É preciso estar atento aos tratamentos endodônticos (tratamento de canal), periodontal (tratamento da inflamação da gengiva e osso) e reposição de dentes por próteses totais (dentaduras) ou parciais (pontes) ”, destaca Jane Christina Tonani, cirurgiã-dentista da Porto Seguro e Mestrado em Clínica Integrada pela Faculdade de Odontologia da USP – FOUSP.

É fundamental que os portadores de próteses realizem sua higienização diária, além da boca e língua após as refeições, evitando, assim, o mau hálito, inflamações e a proliferação de doenças como a candidíase.

“Para a limpeza da prótese existem escovas apropriadas, mas na sua ausência pode ser realizada com a escova dental utilizando creme dental ou sabão neutro”, ressalta Tonani, que também reforça a importância de conversar com um profissional de odontologia para que se entenda a necessidade ou não de manter a prótese em uso na hora de dormir.

Como auxiliares no processo de adesivagem da prótese junto à mucosa bucal, existem materiais que proporcionam melhor fixação, e com isso maior segurança e conforto ao paciente no ato mastigatório e ao falar, contribuindo para a socialização do idoso. São muitas as marcas de fixadores de próteses vendidas em farmácias e casas especializadas, mas é fundamental que sua utilização só ocorra sob orientação de um dentista.

“A manutenção da saúde bucal, quer seja pela higiene quanto pelas orientações dos profissionais da área, é muito importante. Com a saúde bucal em dia, nossos idosos certamente terão uma melhor qualidade de vida”, finaliza a especialista.

Please follow and like us:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial