Press "Enter" to skip to content

Senado aprova prazo de 30 dias para exame de câncer pelo SUS

Estadão destaca que o Senado aprovou ontem um projeto que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar exames em 30 dias para diagnóstico de câncer. O texto já havia sido aprovado na Câmara e vai agora para a sanção presidencial. As novas regras, se confirmadas pelo presidente Jair Bolsonaro, passam a valer seis meses após a sanção.

A proposta acrescenta a exigência em uma lei de 2012 que já obriga o SUS a iniciar o tratamento em 60 dias a partir do diagnóstico do câncer. O projeto aprovado ontem determina que, nos casos em que a principal hipótese seja a de tumor maligno, os exames necessários à confirmação da suspeita devem ser realizados em, no máximo, 30 dias. O prazo passa a contar a partir de solicitação de um médico responsável.

No plenário, senadores afirmaram que o projeto beneficia especialmente mulheres vítimas de câncer de mama. “Todo mundo põe o lacinho rosa (em outubro), acende os prédios públicos e, na verdade, muito pouco se faz para combater o câncer de mama”, disse a senadora Rose de Freitas (PODE-ES).

O relator do projeto, Nelsinho Trad (PSD-MS), chegou a propor uma emenda especificando que o prazo de 30 dias valeria só para exames específicos. Para ele, determinar a exigência sem especificar quais exames inviabilizaria o tratamento dos pacientes. O senador, no entanto, recuou da emenda e manteve o projeto da Câmara na íntegra.

O cumprimento da Lei dos 60 dias, no entanto, já é um obstáculo para o sistema público. Conforme dados do Ministério da Saúde, de 2016, somente 57% dos doentes conseguiram iniciar a terapia dentro do prazo. Em 2015, cerca de 393 mil pacientes buscaram tratamento oncológico no SUS.

Cerca de 200 mil brasileiros morrem por causa de diferentes tipos de câncer a cada ano. Entre os mais comuns estão os do sistema pulmonar, de mama e de próstata, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer.

Please follow and like us:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial