Press "Enter" to skip to content

Sorriso bonito é sorriso saudável

Por Geraldo Almeida Lima, presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo – SINOG

É muito comum as pessoas procurarem o consultório de um cirurgião-dentista buscando apenas um sorriso bonito. Mas, por trás desta busca, muitas vezes, desenfreada pela estética, precisamos entender melhor o que significa ter um belo sorriso. Alguns ainda têm a ideia equivocada de que somente ter os dentes brancos garante a sua beleza. A estética tem sua importância, claro, mas o verdadeiro sorriso está em uma boca saudável e zelar por ela é fundamental para mantermos o equilíbrio do nosso organismo.

Nossa boca desempenha importantes funções. É por ela também que se reflete a nossa saúde geral. Observe que ela é fundamental para a fala, mastigação e, também, respiração. A boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, o que se revela a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos que podem ser nocivos à saúde.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde bucal compreende um estado em que a pessoa está livre de dores, desconfortos e alterações na boca e na face, abrangendo as condições de câncer oral, infecções e ulcerações bucais, doenças e quaisquer distúrbios que possam afetar a qualidade de vida, impedindo que o paciente coma, sorria, fale ou se sinta socialmente confortável.

A saúde bucal tem relação com a saúde geral porque interage diretamente com o corpo. A falta de limpeza pode levar às doenças sérias dos dentes que, por sua vez, causam enfermidades mais graves, principalmente cardiovasculares e compromete quem tem diabetes. Mas, como fazer para reverter um quadro desses? A resposta é bem simples: cuidar para evitar problemas e complicações. Manter visitas regulares ao cirurgião-dentista é, sem dúvida, uma ação que colaborará, e muito, para isso. O dente bonito não é apenas aquele com lente de contato ou o que passou por processo de clareamento. O dente bonito é o limpo, livre de tártaro, cáries lesões e que está em uma boca saudável, com hálito agradável.

Os planos odontológicos estão aí, ao alcance de todos, para facilitar o acesso da população ao cirurgião-dentista e, com isso, colaborar para que todos possam manter a saúde bucal em dia. Com uma rede qualificada, diversificada, com profissionais, que atendem nas mais diversas regiões do País, com uma relação custo-benefício excelente, os planos odontológicos abrangem atualmente quase 12% da população brasileira.

Com mais de 200 milhões de habitantes em um território de dimensões continentais, o Brasil não conta com um sistema público suficiente para atender as demandas da população nas questões da saúde bucal. Por isso, a Odontologia Suplementar está conquistando cada vez mais espaço, com a prestação de um serviço de qualidade, que atende prontamente as necessidades básicas do paciente. Afinal, quem não quer ter um sorriso bonito e, principalmente, saudável? Mais do que beleza, a saúde bucal traz bem-estar e, principalmente, confiança. Abre “portas” na vida pessoal e no trabalho, diminui consideravelmente o índice de faltas e, pode inclusive, aumentar a produtividade do indivíduo.

Deseje um sorriso bonito, mas priorize ter uma boca saudável, pois é isto que realmente fará a diferença no seu bem-estar.

Please follow and like us:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial