Press "Enter" to skip to content

Saiba como se prevenir do câncer de pele

Porto Seguro Saúde e Porto Seguro Saúde Ocupacionaldão dicas de quais medidas ajudam no combate da doença

Com a chegada do fim de ano, do sol e, consequentemente, do aumento da temperatura, o verão é um dos meses mais esperados pelas pessoas. No entanto, é preciso cuidado justamente por ser um dos períodos que mais contribuem para o desenvolvimento de doenças de pele. O câncer de pele, por exemplo, é o tumor mais frequente no Brasil (30%) e no mundo, segundo o Ministério da Saúde. A doença é causada principalmente pela exposição solar excessiva.

O câncer de pele ocorre quando as células se multiplicam sem controle e pode ser classificado de duas formas: melanoma, tipo mais grave da doença, que tem origem nas células produtoras da substância que determina a cor da pele (melanina), e a não melanoma, mais frequente e responsável pela maioria dos casos de tumores malignos. Com 180 mil novos casos ao ano, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a doença, quando descoberta no início, tem mais de 90% de chances de cura.

“Em todo tipo de câncer, a prevenção é a melhor solução. Pois essas ações preventivas, além de evitar o aparecimento dessa doença, possibilita o diagnóstico precoce e isso é o que faz com que o tratamento e cura, tenham maior sucesso”, destaca o Dr. Tiago Meneses da Silveira (CRM 129.441), coordenador médico do trabalho do Porto Seguro Saúde Ocupacional.

Com o objetivo de auxiliar a população, o Porto Seguro Saúde e o Porto Seguro Saúde Ocupacional apoiam o Dezembro Laranja, mês de conscientização sobre o câncer de pele e dão dicas de como as pessoas podem se prevenir da doença.

Evite exposição nos horários em que raios solares são mais intensos

Das 10h às 16h, o recomendável por especialistas é evitar a exposição ao sol, isso porque neste período a intensidade solar está mais alta e pode contribuir mais para o desenvolvimento da doença.

Utilize acessórios e roupas apropriadas

Roupas e acessórios com proteção UV, que garantem maior proteção contra os raios solares, assim como chapéus de aba largas, guarda-sol e sombrinhas, são extremamente importantes para evitar problemas para a pele.

Filtro solar

A utilização de filtro solar, com fator de proteção 15 ou mais, é fundamental para evitar os efeitos da radiação solar. Por conta disso, é necessária a utilização constante do filtro, assim como manter a frequência da aplicação. É importante também o uso de protetor labial.

Sintomas

Alguns sinais podem ser importantes para a descoberta do câncer de pele: manchas que coçam ou sangram, sinais ou pintas, que mudam de tamanho, forma ou cor, e feridas, que não cicatrizam em quatro semanas. Nestes casos é importante que a pessoa procure por um médico. 

Be First to Comment

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial