Press "Enter" to skip to content

O retorno ao trabalho: como prevenir doenças venosas e ter melhor qualidade de vida em 2020

Especialista fala sobre a importância do uso de meias de compressão graduada por profissionais que ficam muito tempo parados em uma mesma posição

Em meio ao período de retorno ao trabalho, após as férias de final de ano, é comum as pessoas traçarem metas para o ano, inclusive para a saúde. Cada vez mais, se preocupam com a alimentação, reduzir o fumo e bebidas alcoólicas e em conseguir encaixar na rotina a prática de atividades físicas, como forma de manter a qualidade de vida e dar conta da pressão do dia a dia em sua atividade profissional.

De acordo com o doutor Jamil Victor de Oliveira Mariúba, especialista em angiologia e cirurgia vascular e parceiro da SIGVARIS GROUP, líder mundial em acessórios de compressão graduada, essas preocupações mostram uma tendência positiva na sociedade. “As pessoas estão interessadas em cuidar da saúde. Esse é o primeiro passo para se ter uma qualidade de vida melhor”, comenta. O médico diz, porém, que há outros fatores que precisam ser considerados, especialmente para os profissionais que ficam muitas horas em uma mesma posição, como professores, feirantes, motoristas e trabalhadores da construção civil. “Quem fica muito tempo em pé ou sentado, sem movimentar as pernas, pode desenvolver doenças venosas, como a trombose, por exemplo. Nesses casos, é melhor prevenir-se”, explica.

A trombose, também conhecida como Trombose Venosa Profunda (TVP), é a formação de um coágulo sanguíneo no interior de uma ou mais veias do corpo. Em 90% dos casos, a condição atinge os membros inferiores e causa grande desconforto. Trata-se de uma doença grave, em que há risco de um fragmento do coágulo se desprender e entrar na corrente sanguínea, em direção aos pulmões, provocando um quadro de embolia pulmonar, que pode ser fatal.

Segundo especialistas, fatores genéticos são responsáveis por cerca de 75% dos casos de trombose. Para pessoas que possuem casos na família, a prevenção é fundamental. Além de adotar hábitos saudáveis, como ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar e praticar exercícios físicos, o uso de meias de compressão é recomendado, a fim de manter a circulação sanguínea ativa. Além de questões hereditárias, o colesterol elevado também é um fator que pode desencadear a TVP, mesmo em pessoas mais jovens. Isso acontece porque o sangue fica mais ‘pesado’ e seu retorno das pernas ao restante do corpo se torna mais difícil.

“As meias de compressão atuam como forte fator preventivo para a TVP, pelo fato de a doença se desenvolver principalmente nos membros inferiores. Esses acessórios estimulam o direcionamento correto do fluxo venoso e linfático. É como se a circulação fosse conduzida por um caminho planejado, o que permite uma nítida melhora na circulação, prevenindo a trombose e outras doenças venosas, como as varizes”, explica doutor Jamil.

Programa SIG+
Com o objetivo de orientar a população a respeito da importância do uso de meias de compressão graduada em diversos momentos da vida, a SIGVARIS GROUP possui também o Programa SIG+, um programa de relacionamento que conta com dicas de saúde e bem-estar, além de orientações sobre como usar e manter as meias da forma correta. Além disso, para os inscritos no programa, a companhia oferece campanhas promocionais para a aquisição de meias, com o intuito de incentivar a continuidade do tratamento pelos usuários.
Mais informações pelo site http://www.programasigmais.com.br/#/.

Please follow and like us:

10 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial