Gerente do Saúde Ocupacional da Porto Seguro destaca mudança positiva de postura das empresas, cada vez mais atenta com a saúde e segurança de seus funcionários e colaboradores
O ano de 2020 começou e com ele o planejamento de diversas empresas está a todo vapor. A cada ano que passa, as companhias se atentam às temáticas de saúde ocupacional e de segurança no local de trabalho e, certamente, o tema está no radar das empresas para esse ano.
Além de precisarem atender às regulamentações e exigências da legislação trabalhista, as empresas oferecem aos seus funcionários e colaboradores uma melhoria da qualidade de vida, prevenindo-os de acidentes e contribuindo para o aumento da produtividade.
Cristina Uglik, gerente do Saúde Ocupacional da Porto Seguro, ressalta que esta é uma postura que tem mudado gradativamente entre as companhias “Atualmente as empresas têm percebido que, mais do que a questão legislativa, melhorar a qualidade de vida dos funcionários modifica positivamente toda a cadeia produtiva da empresa. Um colaborador saudável e não exposto à riscos em sua atividade consequentemente produz mais e exerce sua função de maneira mais prazerosa”.
Pensando nisso, o Porto Seguro Saúde Ocupacional oferece pacotes personalizados para atender às necessidades das empresas, além de possuir algumas iniciativas que visam que visam contribuir com a redução desses índices, como por exemplo:
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais: com 12 mil inspeções em 2019, o programa é de caráter preventivo e contempla as ações de saúde para monitoramento dos trabalhadores com base nos riscos identificados no ambiente de trabalho, reconhecendo, analisando e monitorando os riscos presentes, graças ao trabalho dos profissionais de segurança do trabalho.
Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional: com 550 mil atendimentos no ano passado, o programa busca prevenir e realizar ações de saúde para monitorar biologicamente os colaboradores das empresas, a partir dos riscos identificados no ambiente de trabalho.
Ambulatório – com objetivo de dar um atendimento ao colaborador mais individualizado, proporcionando a integração dos dados tanto ocupacionais como assistenciais, a Porto Seguro Ocupacional oferece este serviço para as empresas
Análise Ergonômica do Trabalho: a iniciativa avalia o potencial de impactos relacionados à repetitividade, postura, força física e condições do ambiente de trabalho e contempla tanto os aspectos biomecânicos, como os organizacionais do trabalho, mapeando os pontos de desconformidades e propondo ações de melhoria.
O Porto Seguro Saúde Ocupacional ainda conta com uma área dedicada à promoção da saúde, variando desde aferição de pressão arterial às palestras nos mais diversos temas de saúde, segurança do trabalho e infraestrutura para atendimento a eventos corporativos.
Para saber mais sobre a atividade do Porto Seguro Saúde Ocupacional, acesse www.portoseguro.com.br/saude-ocupacional.
Be First to Comment