Press "Enter" to skip to content

Tratamentos dentários à distância são uma alternativa em tempos de quarentena e coronavírus

Com a suspensão dos atendimentos em consultório devido a pandemia do covid-19, a Dra. Patrícia Bertges explica como os tratamentos digitais tem sido usados como alternativa para acompanhar os pacientes.

O Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) divulgou, nesta segunda-feira (23), uma resolução que suspende o atendimento clínico por 15 dias devido ao surto de coronavírus. Segundo o CRO, o risco de exposição desses profissionais é muito grande porque os dentistas ficam a uma curta distância da boca do paciente. 

A quarentena e o isolamento social imposto pela pandemia do covid-19 mudou a rotina de todos ao redor do planeta e tornou a visita ao dentista para muitos pacientes algo que terá de ser adiado para o fim do período de isolamento social . No entanto, a tecnologia revolucionária de tratamentos a distância com planejamento totalmente digital veio para facilitar a vida daqueles que precisam ou iniciar ou seguir com seus procedimentos dentários.

Dra. Patrícia Bertges é uma das pioneiras no Brasil no tratamento ortodôntico digital e revela que com a necessidade dos pacientes ficarem em casa a procura pelos tratamentos a distância cresceu bastante. Ela fechou temporariamente o seu consultório em Belo Horizonte, antes mesmo da resolução do CRO, e conta como está usando a tecnologia para dar prosseguimento aos atendimentos: “Devido a quarentena a procura pelo tratamento a distância aumentou muito e tenho atendido todos os meus pacientes remotamente. Hoje é possível planejar os movimentos dentários e monitorar a ativação do aparelho à distância, fazendo com que as visitas ao dentista sejam espaçadas por vários meses e os dentes continuem a se movimentar de maneira previsível e controlada. Esse sistema de monitoramento remoto permite não apenas que a pessoa possa cumprir a quarentena e dar sequência ao seu tratamento, mas também podemos acompanhar pacientes morando em outros estados e países com a mesma eficácia do tratamento presencial.”  


Como funciona o tratamento digital

A especialista revela detalhes sobre a tecnologia que permite que tratamentos dentários sejam realizados a distância: “no campo da ortodontia usamos a tecnologia invisalign, que funciona por meio de um planejamento digital que permite que o aparelho seja produzido por meio de impressão 3D e projetado de forma única para a boca de cada paciente. Além de eliminar a necessidade de massinhas e moldes, essa tecnologia também permite que o indivíduo consiga visualizar de antemão o resultado que vai obter ao final do tratamento. O aparelho consiste em placas de encaixe transparente e removíveis, que também colaboram com a estética, pois dispensam a utilização de braquetes.”

Outros tratamentos possíveis

Além dos tratamentos ortodônticos, tratamentos estéticos como o clareamento dental podem ser feitos à distância: “Essa semana mesmo enviei por motoboy para uma paciente o molde para uma placa de clareamento, feito digitalmente com as imagens de alta resolução que temos em 3D da arcada dentária dela. Ela recebeu o molde e um vídeo detalhado meu explicando passo a passo do procedimento. A paciente já está usando o molde e sendo acompanhada e orientada por mim remotamente sem prejuízo algum.”

Oportunidade em meio à crise

A Dra. Patrícia Bertges acredita que a crise está forçando os profissionais em geral a fazerem uso das tecnologias e se posicionar em novas frentes de trabalho: ”Vivemos na era da informação, da automação e do mundo digital. Apesar de todos os aspectos negativos da pandemia e da crise, algo de bom que podemos tomar como lição é que esta situação nos impulsiona a fazer mais e melhor uso das tecnologias que dispomos e muitas vezes subaproveitamos.”

Be First to Comment

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial