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Com iniciativa inédita no setor, UNIDAS oferece teleatendimento a 4,5 milhões de pessoas

Plataforma de telessaúde está disponível para todas as autogestões filiadas à UNIDAS; estimativa inicial é de mais de 70 mil consultas por mês

Em uma iniciativa inédita no setor, a UNIDAS – Autogestão em Saúde – disponibilizou gratuitamente a todas as suas 106 empresas filiadas uma plataforma de telessaúde que vai chegar a 4,5 milhões de beneficiários. A ferramenta tem o objetivo de evitar um colapso no sistema de saúde diante do cenário de Covid-19, além de proporcionar atendimento seguro, qualificado e ajudar a reduzir o fluxo nos prontos-socorros.

“A UNIDAS está atuando em diversas frentes para apoiar e buscar soluções não só para as autogestões, como para todo o setor de saúde. Com esta ferramenta, conseguiremos oferecer um atendimento mais seguro e de qualidade aos beneficiários e organizar os cuidados em Atenção Primária, ainda mais fundamental neste cenário. Além disso, é possível resolver cerca de 80% dos casos sem a necessidade de o paciente se deslocar até um hospital”, afirma Anderson Mendes, presidente da UNIDAS.

A tecnologia da Amparo Saúde, parceira da UNIDAS nesta iniciativa, reúne mais de 130 profissionais da área da saúde, capacitados para o atendimento tanto por telemedicina quanto presencial. Entre os serviços oferecidos estão teleconsultas, prescrições médicas e solicitações de exames e procedimentos, prontuário eletrônico, além de controle e acompanhamento dos beneficiários. A estimativa inicial é de que mais de 70 mil consultas sejam realizadas por mês.

“Nós temos toda a estrutura para o atendimento médico por telemedicina e presencial para as questões relativas à Covid-19, ao mesmo tempo em que continuamos a focar nosso olhar sobre as outras necessidades de saúde da população. A Atenção Primária à Saúde, coordenada e integral, torna-se ainda mais relevante diante do cenário da pandemia. Parcerias com autogestões de saúde são extremamente relevantes neste momento”, afirma Gentil Alves, diretor de Relações com o Mercado da Amparo Saúde.

Além disso, a plataforma disponível para as autogestões filiadas também conta com uma ferramenta para estratificação de risco de gravidade para o novo coronavírus, e para demais condições de saúde. Para os atendimentos, serão considerados os seguintes critérios de urgência, de acordo com protocolos proprietários de classificação de risco:

● Vermelho: atendimento imediato; direto com o médico de família;
● Amarelo: atendimento em até 2 horas. A enfermeira de família fará o primeiro acolhimento;
● Verde: atendimento no mesmo dia. Enfermagem faz primeiro acolhimento.

Todos os indicadores de saúde dos beneficiários das autogestões serão monitorados em tempo real. A plataforma também obedece a todas as normas de segurança médica e de dados, além de permitir o acompanhamento de indicadores clínicos como resolutividade no nível de atenção primária, taxas de controle de diabetes, de hipertensão, de obesidade e de tabagismo; seguimento pré-natal, seguimento de puericultura, cobertura de rastreamento (câncer intestinal, colo uterino, mamas), entre outros.

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