Press "Enter" to skip to content

Telepsicologia tem aumento na Amafresp durante pandemia

Desde o início do isolamento social em São Paulo, em março, o atendimento psicológico on-line cresceu cerca de 11% entre os beneficiários da autogestão

Na semana em que se completa dois meses do isolamento social no Estado de São Paulo por conta do novo coronavírus, a Amafresp – Serviço de Assistência à Saúde da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo identificou um aumento de pelo menos 11% no atendimento psicológico on-line. Desde outubro do ano passado, a Amafresp, em parceria com a Conexa Saúde, oferece o serviço de telepsicologia a seus beneficiários em iniciativa inédita no segmento.

A psicóloga e coordenadora de psicologia da plataforma, Christiane Valle, tem percebido o impacto da pandemia na saúde mental dos pacientes, que estão mais ansiosos e até com sintomas de depressão. “As pessoas estão muito preocupadas com a situação, que é incerta, acompanhando notícias em excesso, trabalhando 14h por dia com medo de perderem seus empregos, com medo de pegarem o vírus e, principalmente, de passarem para seus entes queridos. A terapia, somada a outros bons hábitos, é importante para manter o equilíbrio e enfrentar os desafios deste momento”, acrescenta.

O atendimento on-line oferecido pela Amafresp foi avaliado com nota 89 no índice NPS pelos beneficiários que estão utilizando o serviço. O índice mede a satisfação dos usuários. São mais de 115 psicólogos disponíveis na plataforma e todos os profissionais passam por um treinamento de adaptação para oferecer o atendimento remoto.

Para Christiane Valle, a telepsicologia já era uma realidade antes mesmo da pandemia e será uma tendência: “O atendimento on-line traz uma série de facilidades, posso realizar rapidamente uma sessão, em qualquer horário e qualquer lugar, sem precisar organizar toda a rotina, pegar carro ou transporte e me deslocar, por exemplo”.

A psicóloga menciona ainda que durante o atendimento virtual neste cenário é possível identificar algumas características que podem indicar se a pessoa está deprimida ou passando por um período difícil, como a ausência de cuidados pessoais por estar levando uma rotina dentro de casa. Além da terapia, a especialista cita que criar uma rotina, cuidar da alimentação, fazer exercícios físicos, ter momentos de lazer e horário para dormir pode ajudar durante o período.

Telemedicina
Além da telepsicologia, a Amafresp também passou a oferecer o serviço de telemedicina para seus mais de 20 mil beneficiários. A utilização da telemedicina foi autorizada pelo Governo Federal diante do atual cenário causado pelo coronavírus.

O serviços também serão oferecidos por meio da plataforma da Conexa Saúde. Além do clínico geral, a Amafresp está disponibilizando atendimento com especialistas como fonoaudiólogo, nutricionista e fisioterapeuta.

A Amafresp foi uma das primeiras operadoras de autogestão a implementar o serviço após a liberação do governo. De acordo com o diretor da Amafresp, Renato Chan, a implementação, nesta agilidade, só foi possível pelo fato da Amafresp já ter um know how por oferecer o serviço de telepsicologia anteriormente.

“Estamos colhendo os benefícios por termos inovado no ano passado com o oferecimento da telepsicologia. Em um momento como esse, de isolamento, é importante oferecer ao nosso beneficiário o apoio médico que ele precisa, sem precisar expô-lo ao risco de sair de casa. A telessaúde já era uma realidade antes mesmo da pandemia e tem se mostrado fundamental como ferramenta neste momento”, explica o diretor.

A plataforma funcionará com duas modalidades de atendimento: o pronto atendimento e o atendimento agendado. O pronto atendimento já está disponível e a possibilidade de agendamento prévio será liberada em breve.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial