Press "Enter" to skip to content

Entenda a importância de mapear o ambiente de trabalho no retorno das atividades

Aos poucos as empresas vão retomando as atividades com base nas liberações por meio dos órgãos estaduais e municipais. Mas, independentemente do segmento de atuação, é fundamental que os empresários garantam a maior segurança possível aos colaboradores nesse retorno. E esse movimento reforça um dos pilares da segurança do trabalho e da saúde laboral: o mapeamento ambiental.

Gerente do Porto Seguro Saúde Ocupacional, Cristina Uglik explica como funciona esse mapeamento e a importância de sua realização para uma volta mais segura às atividades. “O mapeamento do ambiente de trabalho é algo fundamental para um retorno seguro às atividades empresariais que envolve a visita presencial de um técnico de segurança para mapear as áreas e propor as devidas orientações. Em um escritório, por exemplo, ele avalia a distância entre as estações de trabalho, indica as questões ligadas à higienização e ventilação do local, número de pessoas nos elevadores, rotinas para refeitório e salas de reuniões além das já tradicionais indicações referentes a prevenção de acidentes no ambiente laboral”.

O mapeamento ambiental é uma ferramenta importante para garantir a saúde e segurança do colaborador, além de colaborar para a identificação das características ocupacionais. Uglik ressalta “Com a nova realidade esse tipo de serviço ganha ainda mais importância. Todos estão mais atentos às questões de higiene e prevenção”.

Retorno Seguro

Atento a essa retomada e a necessidade de manter os ambientes laborais com segurança, o Porto Seguro Saúde Total lançou no fim do mês de junho o projeto Retorno Seguro. De maneira pioneira no mercado, a companhia lançou um projeto preventivo às empresas clientes dos segmentos Seguro Saúde e Ocupacional.

Com o projeto, as empresas poderão contar com o mapeamento ambiental, apoio na comunicação e orientações dos colaboradores, indicação de fornecedores homologados pela companhia para aquisição de máscaras, equipamentos de proteção individual (EPIs), totens de álcool em gel, câmeras de aferição de temperatura e testes rápidos para a Covid-19, além de acesso à plataforma de orientação “Alô Saúde” e sessões de psicoterapia online.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial