Press "Enter" to skip to content

BenCorp cria guia de retorno às atividades com procedimentos necessários

Adotar protocolos de higiene e segurança são essenciais para um retorno seguro e com foco na saúde das pessoas

A BenCorp Gestão de Benefícios e Medicina Ocupacional criou o Guia de Retorno às Atividades, que tem como propósito fornecer às empresas uma visão 360º sobre quais procedimentos adotar para retornar ao trabalho, dentro de protocolos de segurança para preservar a saúde de todos, fortalecendo a empresa para uma retomada sólida com implantação de medidas preventivas e de controle. Neste material, a BenCorp orienta quanto à responsabilidade da companhia em ambiente de trabalho, a tomada de ações para evitar a disseminação da Covid-19 entre colaboradores e visitantes, e com a comunidade em geral.

“A pandemia do novo coronavírus, que lamentavelmente assolou o mundo, acabou acelerando a transformação digital nas empresas e criou novos hábitos nas pessoas. Ela principalmente mudou a forma como interagimos e cuidamos da nossa própria saúde. Hoje, temos um cuidado extremo com higiene e um olhar atento a prevenção. E esta vai ser uma prática comum daqui em diante, empresas e pessoas mais conscientes. O que todos chamam de novo normal é um resumo dos comportamentos que adotamos no dia a dia, seja lavar a mão várias vezes ou reuniões por videoconferência. O importante é que estamos olhando para a saúde com mais atenção e preocupados em apoiar empresas e parceiros numa retomada segura, para que assim possamos retomar o caminho para o sucesso”, explica Luis Alexandre Chicani, Chief Entrepeneur BenBoard BenCorp e CEO ClubSaude.

A partir deste guia, as empresas poderão orientar os membros da sua equipe, fornecendo instruções sobre medidas protetivas e condições para criar um ambiente de trabalho mais seguro. É de responsabilidade de todos zelar pela própria saúde e colaborar com a saúde dos demais dentro ou fora da companhia, para que assim possam evitar a disseminação da Covid-19 e outras doenças. É preciso levar em consideração as medidas e decretos vigentes na região e adotar protocolos de higiene e segurança são essenciais para um retorno sem casos positivos.

Antes de Sair de Casa

Auto-checagem de temperatura – até 37,5º está dentro da normalidade. Se apresentar temperatura acima deverá monitorar a temperatura a cada 4hrs e se persistir por 24hr, procure orientação médica (dê preferência para Telemedicina).

Avalie possíveis sintomas

Ao apresentar sintomas principalmente falta de ar e febre, procure orientação médica (dê preferência para Telemedicina). Evidências demonstram que em caso de Covid-19, quantos antes iniciar o tratamento melhor o resultado.

Carregar máscaras suficientes para o dia todo. Troca recomendada a cada 2hrs.

Em alguns municípios o uso é obrigatório e passível de multa. Leve consigo um recipiente de álcool-gel 70% para uso individual, dentro da bolsa, bolso ou mochila. Higienize as mãos constantemente, principalmente ao tocar em qualquer superfície.

No local de trabalho

Distanciamento social

Cada região do Brasil está adotando regras de distanciamento social de acordo com sua evolução, mas inicialmente é vital evitar contatos que envolvam toques físicos, ex: abraços, beijos e aperto de mão. O ideal é respeitar no mínimo 1,5 metros de distância.

Transporte público

Em quase todos os estados do Brasil o uso de máscaras é obrigatório, mas mesmo que não seja, é necessário sempre utilizar máscaras em locais públicos, principalmente no transporte. Devemos evitar, sempre que possível, tocar as superfícies e barras, se for possível utilize luvas que possam ser descartadas na sequência e faça higiene das mãos imediatamente ao sair do transporte. Em hipótese alguma, toque o rosto ou a máscara. Considere utilizar outros meios de locomoção, como: a pé ou bicicleta.

Carona solidária

Neste período, algumas empresas estão propondo e incentivando aos colaboradores a carona solidária, para evitar o uso de transporte público. Mas, é essencial considerar algumas atitudes: manter o distanciamento, evitar toques físicos, deixar os vidros baixados para circulação de ar e não utilizar ar quente ou condicionado.

Lavar as mãos

A higienização das mãos é uma das ações mais efetivas que temos no combate ao novo coronavírus, isto porque este vírus é envolvido numa camada de gordura que pode ser eliminada com uso de sabão. Sendo assim, lavar as mãos constantemente é fundamental no combate ao covid-19. Recomenda-se lavar as mãos a cada 2hr e/ou sempre que tocar qualquer superfície que possa estar contaminada.

“Estas são algumas das dicas que o Guia oferece aos gestores, mas destacamos muitas outras que são de responsabilidade das empresas, porque é imperativo que ela entenda, acompanhe as regras do munícipio e atente-se para obedecer ao calendário de retorno versus atividade econômica. Para acessar as orientações completas do Guia de Retorno das Atividades em escritórios, sedes, fábricas e indústrias, baixe o guia: https://bit.ly/bncrpguia. Hoje é necessário um olhar atento à saúde e segurança no trabalho com os procedimentos que são necessários para reduzir os riscos à saúde”, finaliza Chicani.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial