Press "Enter" to skip to content

Como fica o tratamento odontológico durante a gravidez?

No mês em que se celebra o Dia da Gestante, a dra. Jane Christina Tonani fala sobre os procedimentos odontológicos e uso de anestésicos durante a gestação

No último sábado, 15 de agosto, foi celebrado o Dia da Gestante. E muitas são as dúvidas quando o assunto é tratamento odontológico durante a gravidez. Além, é claro, de a conduta e as escolhas de tratamento estarem diretamente relacionados a duas vidas – mãe e bebê – o uso de anestésicos durante a gravidez e procedimentos cirúrgicos durante o período levantam a discussão.

A dra. Jane Christina Tonani, do Porto Seguro Odontológico, destaca que o cuidado com a higiene bucal é essencial nessa nova fase da vida da mulher. “Durante a gestação, a mulher passa por uma série de mudanças no organismo, inclusive referente à saúde bucal. É importante ter todo o cuidado com a higiene da boca durante esse período”.

Cuidados no começo da gravidez

Durante a gravidez, a gestante pode sim receber tratamento odontológico, ainda que o período mais seguro para o tratamento seja o segundo trimestre da gestação. “O que é preciso termos em mente é: o procedimento é necessário ou podemos esperar o pós-parto para a realização? Caso seja urgente, um trauma ou um abcesso, por exemplo, um procedimento cirúrgico pode ser feito de maneira eficiente e segura para a mãe o bebê, tendo total cuidado para que se evite dor e ansiedade”, destaca a profissional de odontologia.

O uso de anestésicos locais em casos de procedimentos cirúrgicos é seguro durante a gravidez, requerendo atenção por parte dos odontólogos com relação a um uso mínimo dessas drogas, mas suficientemente capaz de evitar sensações de dor. Mas, é claro, o ideal é que se faça o acompanhamento preventivo, para que o procedimento cirúrgico e, consequentemente, o uso de anestésicos não seja necessário.

E a Dra. Jane destaca um ponto fundamental às gestantes: os cuidados são os mesmos de uma mulher não grávida. “É fazer a limpeza diária dos dentes, após qualquer refeição, com uso correto da escova e do fio dental. Manter os cuidados normais com a saúde bucal, certamente, irá gerar uma gravidez tranquila para a gestante e o bebê no que se refere à saúde bucal”.

Seja você gestante ou não, é fundamental contar com um seguro odontológico. O portfólio do Porto Seguro Odontológico compreende desde empresas PMEs a partir de 3 vidas a grandes empresas. Mais informações em portoseguro.com.br/seguro-odontologico.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial