Press "Enter" to skip to content

Instituto ABCD lança e-book gratuito sobre o Covid-19 e transtornos específicos de aprendizagem

Possíveis impactos e estratégias de enfrentamento no pós-pandemia é tema de e-book feito por especialistas e profissionais da educação

O Instituto ABCD, que trabalha desde 2009 para melhorar a vida de pessoas com dislexia, em parceria com especialistas e profissionais da educação lançou um e-book gratuito sobre o “Covid-19 e transtornos específicos de aprendizagem – Possíveis impactos e estratégias de enfrentamento no pós-pandemia”.

Com o objetivo de discutir o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos com transtorno específico da aprendizagem (TEAp) e propor formas para ajudar famílias e professores a se organizarem no retorno às aulas presenciais, o e-book foi desenvolvido na perspectiva do desenho universal da aprendizagem (UDL, na sigla em inglês), no intuito de que as estratégias propostas contemplem a diversidade dos aprendizes e beneficiem todos os alunos.

Após reflexões sobre o contexto da pandemia, o e-book discute caminhos e possibilidades para o período posterior ao isolamento social, com o retorno às atividades escolares presenciais. São abordadas as demandas que os alunos com transtorno específico de aprendizagem já apresentavam antes da pandemia, a necessidade de readequação das expectativas de aprendizagem, as estratégias que podem ser adotadas e a importância do apoio às famílias.

“Ao abordar os desafios e estratégias no período pós-isolamento, o e-book reflete sobre as diferenças nos perfis de aprendizagem e propõe estratégias pedagógicas personalizadas. Portanto, este novo cenário imposto pela covid-19 nos trouxe a possibilidade de repensar, mais uma vez, a educação, respeitando a diversidade e priorizando a inclusão e a aprendizagem de todos os alunos” relata Juliana Amorina, diretora presidente do Instituto ABCD.

O conteúdo é complementado também por uma pesquisa realizada com alunos, familiares e educadores que convivem com transtornos específicos de aprendizagem visando identificar os impactos da pandemia nos processos de aprendizagem. Com o resultado, o e-book conseguiu constatar quais estratégias têm sido utilizadas no ensino remoto e nos atendimentos especializados, bem como se eles têm sido eficazes do ponto de vista de quem está vivendo essa situação.

O e-book está disponível gratuitamente no site do Instituto ABCD:
http://institutoabcd.org.br/e-book-covid-19-e-transtornos-especificos-de-aprendizagem/

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial