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Uber lança novo portal que pode ajudar autoridades a rastrear casos de COVID-19

Novo site permite que autoridades de saúde e também de segurança possam solicitar informações de forma prática e rápida para a empresa

A Uber segue investindo em tecnologia para contribuir com a segurança de usuários, motoristas e entregadores parceiros, além de toda a comunidade no contexto da COVID-19. A empresa criou uma página para uso exclusivo das autoridades de saúde pública, sobre dados relacionados à doença.

O objetivo é auxiliar governos a superar a crise do coronavírus por meio do compartilhamento de dados que possam ajudar no rastreamento de possíveis casos de infecção. A Uber tem trabalhado com especialistas em saúde pública para criar um processo otimizado e as possíveis ações em em relação às contas serão coordenadas com as autoridades de saúde.

Em paralelo, a empresa também traduziu todo o seu conteúdo para facilitar o processo de solicitação de dados por autoridades de segurança pública. O espaço virtual está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para processar as demandas, permitindo que informações importantes sejam repassadas com segurança e rapidez, isso tudo respeitando as leis de privacidade exigidas no País.

“Com o novo portal, esses dados podem ser acessados em poucas horas, tornando possível o contato de autoridades de saúde com usuários ou parceiros que possam ter sido contaminados, bem como a suspensão temporária de suas contas. Antes usávamos um e-mail para essas solicitações, mas agora com a página fica mais prático e ágil para receber e dar andamento aos pedidos de forma escalável. A iniciativa reforça que estamos sempre à disposição das autoridades de saúde para casos de COVID e também de segurança pública para qualquer tipo de incidente”, explica Leandro Segalla, Gerente de Relações com Autoridades Policiais para o Brasil.

O processo é coordenado por um time de profissionais da Uber, com experiência na área de segurança e saúde pública. Todos estão prontos para dar o suporte necessário às autoridades, sempre respeitando a legislação aplicável, em especial o Marco Civil da Internet.

Outras ações da empresa:

Reembolso e assistência financeira: A Uber anunciou que está investindo R$ 50 milhões em ações que incluem assistência financeira para parceiros que foram infectados pelo coronavírus ou que pertenciam ao grupo de risco. Os parceiros que precisam parar de trabalhar por recomendação médica em caso de suspeita ou diagnóstico de COVID-19 recebem o equivalente à média dos ganhos que tiveram nos últimos três meses. A empresa também está financiando o reembolso de gastos com álcool em gel e máscaras. Além disso, os parceiros passaram a ter a opção de utilizar o serviço de orientação médica online, pelo pacote Vale Saúde Sempre, que inclui também descontos em consultas, exames e compra de medicamentos.

Uso de máscara: Para que os motoristas parceiros possam realizar viagens, é necessário que eles passem por um checagem de saúde e segurança que inclui uma selfie que verifica o uso da máscara. Os usuários também passam pelo mesmo checklist antes de solicitar uma viagem, confirmando que estão tomando as precauções devidas, como o uso de máscara, utilização do banco traseiro do carro, manter as janelas abertas para ventilação, além da higienização das mãos com álcool gel. A empresa também anunciou recentemente que irá expandir para os usuários a verificação de máscara por meio de selfie.

Centros de Higienização: São Paulo e outras oito capitais do país possuem unidades em operação. O centro permite que em um único local os parceiros façam limpeza dos veículos e das mochilas de entrega – usando um material que é aplicado também na limpeza de UTIs, retirem kits com itens de proteção e higiene (máscara, álcool em gel e desinfetante) e instalem divisórias de PET para proteção adicional nos carros. A fim de evitar filas e aglomerações, todos os serviços requerem agendamento prévio.

Saiba aqui o que mais a Uber fez até agora para apoiar cidades, parceiros e comunidades durante a pandemia.

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