Press "Enter" to skip to content

Aparelho ortodôntico: dicas para manter a saúde bucal em dia

Cirurgiã-dentista da GUM indica alguns cuidados indispensáveis durante o tratamento

A higienização bucal é importante em todas as fases da vida, porém, para quem faz uso de aparelho ortodôntico, seja fixo ou móvel, essa atenção precisa ser ainda maior, uma vez que a falta de cuidados pode comprometer sua saúde bucal e o resultado final do tratamento.

“É indispensável que além das visitas regulares ao ortodontista, o paciente tenha consciência de que alguns hábitos podem interferir no tratamento, uma vez que para o sucesso do tratamento ortodôntico é necessário a cooperação do paciente e uma excelente higienização bucal. Então, é necessário garantir uma limpeza eficaz durante esse período, evitando assim, possíveis doenças como cárie, gengivite e periodontite, por exemplo”, informa a Drª Brunna Bastos, cirurgiã-dentista da GUM, marca americana de saúde bucal.

Uma das primeiras recomendações dadas pelos profissionais se refere a escovação. Embora a escova dental tradicional possa ser utilizada, existem atualmente escovas específicas para quem usa aparelho, como a escova ortodôntica, mais indicada neste caso, uma vez que consegue promover a limpeza simultânea dos dentes e bráquetes do aparelho ortodôntico.

No que diz respeito a limpeza entre os dentes, o uso do fio dental pode acabar se tornando um grande desafio. “Para esse processo, há produtos inovadores como o fio dental ortodôntico, específico para sua utilização de forma prática, por apresentar uma ponta rígida, atuando como um passo fio já acoplado ao fio dental, o que facilita muito seu uso. Além disso, é possível encontrar também os Soft-Picks®, palitos interdentais siliconados com micro cerdas que promovem uma efetiva remoção da placa bacteriana e partículas de comida”, diz Brunna.

Outro costume que também precisa ser levado em consideração é a alimentação. Alguns alimentos como pipoca, balas e chicletes ou que tenham uma consistência mais dura, são totalmente contraindicados, pois podem danificar o aparelho e dificultar a higienização.

Por fim, a especialista faz um alerta para os pacientes. “Jamais mexa no aparelho ortodôntico. Sabemos que ele pode apresentar algum desconforto, principalmente após a manutenção, além ser comum acontecer pequenas intercorrências, como um fio ortodôntico mal adaptado, por exemplo. Porém, cada peça inserida e pressão utilizada foi pensada para que o resultado final seja o mais satisfatório possível. Por isso, em caso de algum problema, agende uma consulta com o seu ortodontista e utilize a cera ortodôntica para alívio deste desconforto até o dia da consulta, mexer no aparelho poder provocar lesões e atrapalhar o andamento do tratamento”, finaliza a cirurgiã.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial