Press "Enter" to skip to content

Cuidados com a saúde bucal: qual escova escolher?

O especialista parceiro de Philips Oral Health Care, listou algumas dicas para fazer uma escolha assertiva na hora de comprar a escova de dentes

Que escovar os dentes e fazer a higienização bucal todos os dias é fundamental para manter a saúde sempre em dia, nós sabemos. Mas como garantir que esta rotina de cuidados pessoais seja impecável e não dê espaço para cáries, doenças gengivais e outras complicações?

De acordo com o dentista parceiro de Philips Oral Health Care, Alexandre Morita, a escolha das ferramentas que auxiliarão na limpeza da boca, dentes e gengivas é um dos principais fatores para garantir a higienização bucal adequada. “A escova de dentes, o creme dental e o fio dental são nossos grandes aliados para os cuidados com a boca. Mas, a ação mecânica – o ato de esfregar as cerdas da escova sobre a superfície dentária – é o que garante uma higienização eficiente”, explica.

Por isso, a importância de atentar-se aos requisitos básicos no momento de escolher a escova de dentes. “É importante que ela tenha o cabo reto, a cabeça pequena e cerdas macias, para não causar danos tanto ao esmalte do dente quanto à gengiva”, explica o profissional. Atualmente, há modelos no mercado que, além de cumprirem esses pré-requisitos, agregam inovação para potencializar a limpeza como é o caso da Philips Sonicare Easy Clean, que por meio da tecnologia sônica e sua alta capacidade de vibração, realiza até 62.000 movimentos em apenas 1 minuto de escovação, garantindo assim, uma higienização profunda entre os dentes e até a linha da gengiva.

Segundo o especialista, as indicações para escolha da escova de dentes são válidas para todas as faixas etárias, com a diferença que, para crianças, o cabo pode ser um pouco mais grosso, para facilitar no manuseio. Outro ponto importante é a forma de escovar e o tempo mínimo de escovação.

“O indicado é utilizar a técnica de Bass modificada, em que é preciso inclinar a escova em 45 graus entre o dente e a gengiva e fazer movimentos suaves de vai e vem, que desorganizam o biofilme e restos alimentares acumulados na região. Além disso, o ideal é dedicar no mínimo 2 minutos para a escovação, sendo 30 segundos para cada quadrante dentário – lados superiores direito e esquerdo e lados inferiores direito e esquerdo.

O profissional indica ainda que, o creme dental e o fio dental são ferramentas complementares para a boa saúde bucal. O primeiro, ajuda na reposição de nutrientes e íons perdidos do dente, já o segundo, auxilia na desorganização do biofilme em regiões em que a escova de dentes não alcança.

Para finalizar, o dentista listou mais 4 dicas importantes que contribuem com a saúde bucal e consequentemente, para a saúde geral. Confira!

• Escove além dos dentes: a Mucosa Jugal – o lado interno da bochecha – e a língua são regiões que podem acumular uma pequena quantidade de biofilme, então, não esqueça de escovar essas regiões também.

• Controle a força da escovação: escovar os dentes muito forte pode causar desgastes na superfície dentária e em regiões próximas da gengiva. Essas lesões são conhecidas como abrasões e podem trazer sensibilidade dentária.

• Aguarde 30 minutos após as refeições para escovar os dentes: assim, a saliva pode agir exercendo uma de suas principais funções que é neutralizar o pH alterado.

• Mantenha uma dieta saudável: ingerir doces e alimentos ricos em carboidratos em excesso é um dos fatores para a formação de lesões cariosas. Portanto, opte por alimentos mais saudáveis.

Confira as soluções Philips para garantir uma higiene bucal completa em casa:

Philips Sonicare EasyClean (HX6581) – A Philips Sonicare EasyClean remove até 7x mais placas do uma escova manual e previne e reduz os sinais precoces da gengivite, melhorando a saúde das gengivas em apenas 2 semanas. A escova de dentes Philips Sonicare oferece em 2 minutos mais movimentos do que a escova de dentes manual poderia proporcionar em 1 mês, graças à sua tecnologia sônica, que produz mais de 62.000 movimentos por minuto, criando uma ação que direciona a água aos espaços entre os dentes e ao longo da linha da gengiva para uma limpeza superior, porém suave, em todas as utilizações. Sugestão de preço: R$ 319,90

Philips Sonicare AirFloss Ultra (HX8332) – O Philips Sonicare AirFloss Ultra tem uma exclusiva tecnologia que combina de ar e micropartículas de água com um jato intenso que limpa entre os dentes e ao longo das gengivas. Ele remove até 99,9% da placa entre os dentes e é clinicamente comprovado ser tão eficaz quanto o fio dental para a saúde da gengiva. O aparelho pode ser usado com enxaguante bucal ou água. Sugestão de preço: R$ 729,90

Todos os produtos da linha Philips Oral Health Care possuem 2 anos de garantia + 6 meses de garantia adicional mediante cadastro no clube Philips e fazem parte do “Compromisso Philips de 90 dias”, em que o consumidor poderá comprar, testar o produto por 90 dias, e caso não se adapte, a Philips devolverá o dinheiro do consumidor.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial