Press "Enter" to skip to content

Simpósio Internacional sobre câncer de pulmão debate avanços no tratamento e diagnóstico da doença

O atendimento a pacientes em tempos de pandemia será um dos destaques no evento

Os últimos avanços no diagnóstico e tratamento do câncer de pulmão serão apresentados no V Simpósio Internacional de Câncer de Pulmão Oncologia D’Or, que acontece nos dias 25 e 26 de setembro. Pela primeira vez o evento será inteiramente virtual. O simpósio terá a participação de vários dos principais especialistas do cenário nacional e convidados internacionais de grande prestígio na área, para apresentar os temas de mais relevância da especialidade, as tendências para o futuro próximo e discutir casos reais. O presidente da Oncologia D’Or, Paulo Hoff, está entre os nomes confirmados na mesa de abertura. Alguns destaques da programação científica: inovações em cirurgia robótica; avanços da terapia-alvo e da imunoterapia; novidades no cenário do tratamento adjuvante e neoadjuvante; abordagem da doença oligometastática e a oncologia torácica em tempos de pandemia.

“O público pode esperar um congresso dinâmico, focando no manejo multidisciplinar do câncer e com um olhar no futuro do tratamento dessa doença”, destaca a oncologista Milena Mak, que, ao lado do também oncologista Lucianno Henrique Pereira dos Santos e dos cirurgiões torácicos Ricardo Mingarini Terra e Rui Haddad, faz a Coordenação Científica do evento.

Lucianno observa que o Simpósio, do ponto de vista da situação atual em que o mundo se encontra, funciona como uma afirmação de que a ciência e a oncologia continuam de pé, mesmo diante da crise de saúde global que atinge a humanidade. “Disseminar informações e conhecimentos médico deve ser um processo contínuo e ininterrupto”, afirma.

Entre as mesas que compõem a programação, Milena destaca a que vai discutir os novos empregos de imunoterapia e terapias alvo que vêm sendo desenvolvidos, bem como a incorporação destes tratamentos na prática clínica. “Também tivemos o cuidado de trazer para a discussão o manejo de pacientes com câncer de pulmão em tempos de pandemia, mostrando uma sintonia do evento com a nossa realidade”, relata a oncologista.

Entre os nomes internacionais confirmados temos o do Roy Herbst, chefe de Oncologia Médica e diretor associado de Pesquisa Translacional no Yale Cancer Center (YCC) e na Yale School of Medicine. Ele é reconhecido mundialmente por trazer à tona a discussão do tratamento adjuvante do câncer de pulmão EGFR+ com a utilização de terapia alvo. “Nosso Simpósio vai trazer um tema que foi destaque no último congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) ocorrido em junho. É mais um exemplo de como a programação está alinhada com o que vem sendo feito nos principais centros oncológicos do mundo”, destaca Lucianno.

Simpósio faz parte do calendário de eventos virtuais

O Simpósiofaz parte de uma série de eventos virtuais promovidos pela Oncologia D’Or até o final do ano. “A necessidade de isolamento social devido à pandemia não permite a realização de atividades presenciais. Entretanto o câncer continua sendo um problema relevante de saúde e há a necessidade de disseminar os estudos mais recentes a todos os médicos.”, comentou Paulo Hoff, presidente da Oncologia D’Or. A cada evento, profissionais poderão discutir com especialistas nacionais e estrangeiros o que há de mais recente e efetivo no tratamento dessa doença. Outra novidade é que todos eventos terão conteúdo on demand. Os participantes terão acesso ao conteúdo apresentado pelos palestrantes por três meses. O calendário completo está disponível no site http://eventosoncologiador.com.br/ .

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial