Press "Enter" to skip to content

Autocuidado, exames preventivos e vida saudável: entenda como simples atitudes podem contribuir para prevenção ao câncer de mama

No mês de conscientização sobre a doença, superintendente do Porto Seguro Saúde destaca iniciativas para auxiliar no combate ao segundo tipo de câncer mais comum no país 


O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização da prevenção e diagnóstico do câncer de mama, uma das doenças que mais acomete as mulheres no Brasil e no mundo. De acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o triênio 2020-2022 deve registrar cerca de 66 mil casos de câncer de mama no país, sendo o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Atenta a essa situação alarmante, a Porto Seguro adere ao Outubro Rosa e ressalta a importância do cuidado e da atenção aos possíveis sinais da doença.

“O autocuidado é fundamental. É muito importante que as mulheres, e também os homens (1% do total de casos da doença), fiquem atentos e sob qualquer suspeita procurem um médico”, ressalta Mônica Bortolossi (foto), superintendente do Porto Seguro Saúde.

Caso identifique nódulo endurecido, inchaço na região ou irritação nas mamas ou proximidades, o indicado é procurar um especialista. É fundamental, aliás, que as mulheres a partir dos 40 anos façam a mamografia e ultrassonografia nas mamas anualmente. “As mulheres devem ter consciência de que o câncer de mama é o maior responsável por mortes de mulheres no mundo. Quanto mais cedo o tumor for descoberto, e a mamografia pode contribuir para essa identificação, maiores são as chances de cura.

Importante ressaltar que umas das principais formas de evitar o câncer é adotar uma alimentação saudável, não consumir bebidas alcoólicas em excesso, ser fisicamente ativo e manter o peso corporal adequado. Diante disso, o Porto Seguro Saúde oferece, por meio do Programa Alô Saúde, assessoria personalizada de orientação nutricional e esportiva, para apoia-las nos cuidados com a saúde.

Durante o processo de diagnóstico da doença, muitas mulheres também passam pelas fases de negação, raiva, culpa, tristeza e, então, aceitação. Nesse caso, as seguradas da companhia podem contar com o Programa Saúde Emocional, para acompanhamento e tratamento com profissionais especializados no assunto.

“Outro importante programa é o Saúde Mais, em que as seguradas contam com um médico da família e uma equipe multidisciplinar, que acompanharão todas as fases do tratamento, do preventivo à reabilitação, realizando consultas presenciais e à distância, inclusive prescrevendo exames relacionados à saúde da mulher”, reforça Mônica.

Para as empresas-clientes, a área de Promoção da Saúde disponibiliza ainda, o Mapeamento de Saúde Eletrônico para rastreamento e estratificação de risco de câncer de mama. Uma forma simples e eficaz de fazer o diagnóstico precoce que pode salvar vidas.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial