Press "Enter" to skip to content

Atila Iamariano e Sônia Lopes lançam livro sobre o coronavírus

Publicado pela Moderna, nova obra CORONAVÍRUS – Explorando a pandemia que mudou o mundo será lançada em transmissão ao vivo no dia 5 de novembro

Em 2020, repentinamente, as rotinas foram e, ainda continuam, completamente alteradas. Tudo isso por causa de um vírus que trouxe proporções em escala global inimagináveis pela população. Mais que do que nunca, encontrar informações relevantes, compreender o que houve e o que está acontecendo, tornou-se fundamental para as pessoas. Pensando nisso, os biólogos Atila Iamarino e Sônia Lopes lançarão no dia 5 de novembro, às 19h, o livro Coronavírus – Explorando a pandemia que mudou o mundo. A apresentação acontecerá nas redes sociais da Moderna seguindo todos os protocolos de segurança.

Atila, uma das vozes mais importantes da atualidade, ganhou notoriedade durante a pandemia da covid-19, fala sobre vírus na internet desde 2007, pesquisou ao longo de sua vida o HIV, o H1N1, e os vírus da raiva, da hepatite c, da zika e do ebola. Ele juntou-se a professora Sônia Lopes, bióloga, pesquisadora e professora universitária, que é autora de inúmeras obras didáticas de Biologia e Ciências no país. Ex-diretora do Catavento Cultural e Educacional em São Paulo, a bióloga é professora aposentada da USP, onde atuou como professora e pesquisadora junto ao Instituto de Biociências. Também participou da elaboração e implementação da reforma curricular das licenciaturas da USP, na formação de professores.

Em seu texto de apresentação, Sônia e Atila citam que ao longo de sua história, a humanidade já enfrentou outras doenças infeciosas que dizimaram populações; agora, porém, há diferenças importantes. “Uma delas é que dispomos de diversas ferramentas proporcionadas pelo conhecimento científico. Foi por meio dele que entendemos que estamos em uma pandemia, de que maneira ela progrediu e o que podia ser feito para salvar o maior número possível de vidas. E as soluções que tivermos daqui para a frente, entre tratamentos e vacinas, também virão da Ciência”, contam.

A obra Coronavírus – Explorando a pandemia que mudou o mundo traz informações sobre os principais pontos desse processo: o que entendemos até o momento a respeito da covid-19 e do seu vírus, o SARS-CoV-2; como o corpo humano funciona e reage a essa infecção; como as vacinas estão sendo desenvolvidas e como funcionam; de que maneira a pandemia se espalhou pelo mundo; como entrou e se espalhou no Brasil; e quais foram os grupos mais afetados. O livro também fala sobre algumas pandemias do passado da humanidade, observando como foram percebidas e comunicadas, e a forma pela qual estamos comunicando a covid-19.

Voltado para estudantes e professores, além de demais interessados no tema, o livro propõe atividades que envolvem análise, interpretação, discussão e compreensão dos dados. Além de atender às exigências do Novo Ensino Médio, com o desenvolvimento das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a importância do tema consegue envolver a todos da geração que vai contar essa história.

Serviço

Lançamento: Coronavírus – Explorando a pandemia que mudou o mundo

Autores: Atila Iamarino e Sônia Lopes

Quando: 5 de novembro, às 19h

Transmissão ao vivo mediante link

Inscrições gratuitas no site: http://mod.lk/lembra

Amostra do livro: http://mod.lk/amostrac

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial