Press "Enter" to skip to content

D’Or Talks com os neurocirurgiões Antônio de Salles e Alessandra Gorgulho reforça a importância de estimular o cérebro

Desafios para envelhecer bem foi um dos temas abordados na live

Nesta quarta-feira, (04), os entrevistados do D’Or Talks foram os renomados neurocirurgiões Dr. Antônio de Salles e Dra. Alessandra Gorgulho, da Rede D’Or São Luiz e diretores da NeuroSapiens – instituição voltada para a saúde do cérebro e da coluna e referências.

Dr. Antônio iniciou a conversa sintetizando o que mudou na neurocirurgia nos últimos anos. “A cirurgia minimamente invasiva é aquela que utiliza toda a tecnologia existente para que se toque o mínimo possível no cérebro. Para isso, é possível utilizar endoscópio, cateter, raio gama, raio-x, tudo com apoio da matemática”, explicou.

O médico destacou ainda que os avanços na medicina prolongaram a expectativa de vida. “No início do século XX, o homem vivia de 30 a 40 anos, mas com o antibiótico, passou a viver até os 60, quando a causa maior de morte passou a ser os problemas no coração. Contudo, a cardiologia, a nefrologia e a medicina em geral evoluíram e a expectativa de vida aumentou. Em grandes centros, como São Paulo, as pessoas vivem em média 80 anos”, avaliou.

Já, a Dra. Alessandra lembrou que essa expectativa de vida maior trouxe novos desafios e, por isso, os anos 1990 ficaram conhecidos na medicina como a década do cérebro.

“Viver mais deixou ser o único objetivo, o desafio passou a ser envelhecer bem. Não apenas a questão motora, mas também a memória, a cognição e os humores. Por todas essas questões, o cérebro virou o protagonista”, afirmou.

Antônio explicou ainda que exercitar o cérebro é essencial em todas as idades.

“Para envelhecer bem, é importante manter a criatividade, os questionamentos e também praticar esportes”, aconselhou.

O encontro foi mediado pela médica Fabiana Scardua, superintendente médica da Rede D’Or São Luiz. Ela encerrou o D’Or Talks com a recomendação:

“Estimulem o seu cérebro”.

live realizada pela D’Or Consultoria teve transmissão via Youtube e faz parte do calendário de saúde da empresa. O vídeo está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gJ0TVLKhqUc

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial