Press "Enter" to skip to content

Dia Mundial do Diabetes: doença está associada à saúde bucal

Problemas bucais como a periodontite podem levar a um controle insuficiente do açúcar no sangue

Atualmente, 463 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos possuem diabetes no mundo, conforme indicam dados divulgados pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) em 2019. A doença crônica se refere à insuficiência do corpo na produção de insulina, hormônio que controla a quantidade de glicose (açúcar) no sangue.

Todos os anos, desde 1991, a IDF junto à Organização Mundial da Saúde (OMS) utiliza o dia 14 de novembro para a conscientização da população mundial acerca dos problemas associados à doença. Entre eles estão, alta mortalidade por infartos e insuficiência cardíaca, AVC, insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores, úlceras e amputações.

No entanto, além das complicações crônicas sistêmicas, o diabetes também está integralmente conectado, por uma associação bidirecional, ao estado da saúde bucal. A consultora da GUM , marca americana de cuidados bucais, Sara Paz, explica que a doença periodontal é a complicação oral mais importante, sendo considerada a sexta complicação clássica do diabetes . “Ela favorece o desenvolvimento da periodontite que, quando não tratada, atrapalha o controle metabólico do diabetes. Estudos também têm demonstrado ligação do quadro com a doença coronariana, outra importante causa de morbidade e mortalidade em diabéticos”, comenta.

A periodontite é originada pelas bactérias da placa dentária que se acumula ao redor da gengiva e dos dentes, penetrando no tecido periodontal e causando inflamação no osso de suporte do dente, sangramento durante a escovação, inchaço, dor e mau hálito. “Tanto o diabetes, quanto os problemas gengivais são condições de base inflamatória, completa.

O tecido gengival comprometido desencadeia num desequilíbrio das bactérias orais, o que resulta numa inflamação. Essa inflamação libera uma série de moléculas que se espalham para o resto do corpo através da corrente sanguínea. A presença dessas moléculas no corpo desencadeia uma resposta imunológica que aumenta a resistência à insulina, o que torna os níveis de açúcar no sangue mais difíceis de controlar e agrava o quadro dos portadores. “Pessoas que apresentam essa condição requerem um comprometimento maior quanto a higiene bucal. Uma boa saúde do sorriso pode auxiliar no controle do ciclo bidirecional que conecta complicações gengivais à diabetes. Para isso, é fundamental ir ao dentista regularmente e melhorar as práticas de cuidados com a boca”, declara a consultora.

Sara comenta ainda que escovar os dentes três vezes ao dia, não esquecendo do uso do fio dental, são as principais medidas a serem priorizadas. “Elas são eficazes na remoção do biofilme ao longo e abaixo da linha da gengiva e entre os dentes. O recomendado é que esse processo não dure mais do que dois ou três minutos”.

A GUM reconhece a importância dos cuidados bucais, por isso, investe em produtos de qualidade como forma de se dedicar a ajudar as pessoas a manter a qualidade da cavidade oral. As linhas de soluções para higiene bucal da marca são adaptadas às necessidades das pessoas diabéticas. “Elas foram comprovadas cientificamente que removem e controlam a placa bacteriana com maior eficácia, com uma ação suave que protege e fortalece os tecidos gengivais. A natureza ergonômica de nossas escovas de dentes e interdentais facilita a excelência nos cuidados, garantindo maior praticidade”, pontua a consultora.

Em 14 de novembro de 2019, a marca, em parceria com a Associação Paulista de Odontologia, realizou um evento aberto na Fiesp para conscientização e auxilio na prevenção do diabetes. Ao todo, mais de duas mil pessoas foram impactadas pelo circuito, que consistiu em exibição de vídeo em realidade virtual sobre diabetes e doença periodontal, educação sobre a saúde dos dentes, distribuição de kits de higiene bucal e controle glicêmico e orientação médica sobre diabetes.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial