Press "Enter" to skip to content

UnitedHealth Group Brasil e Reafro fazem parceria para capacitar afroempreendedoras e afroempreendedores no eixo Rio-São Paulo

Programa “Afronegócios Virando a Onda” impactará 200 micro e pequenos empresários

A Rede Brasil Afroempreendedor (REAFRO) e o UnitedHealth Group Brasil lançam, neste mês, um projeto para apoiar 200 afroempreendedores e afroempreendedoras do Rio de Janeiro e de São Paulo, por meio de mentorias e cursos para impulsionar o potencial de mercado dos participantes. A REAFRO é uma associação sem fins lucrativos que tem a missão de fortalecer o afroempreendedorismo por meio da educação empreendedora. Já o UnitedHealth Group Brasil controla a operadora de planos de saúde Amil e o grupo médico-hospitalar Americas, reunindo 33 hospitais no país, a maioria na área de atuação do programa.

O programa “Afronegócios Virando a Onda” contemplará micro e pequenos empreendedores afro-brasileiros com apoio do MentPreta, braço da REAFRO que dá mentorias empresariais individuais e em grupo, além de cursos da ENAFRO, Escola Nacional de Negócios REAFRO. Transformação Digital, Gestão Financeira, e Plano e Gestão de Negócios são alguns dos temas do curso de Afroempreendedorismo e Economia Colaborativa.

A população negra no Brasil movimenta todo ano em torno de 1,7 trilhão de reais. Segundo pesquisa realizada no ano passado pela aceleradora PretaHub, 52% dos empreendedores negros do país são mulheres com menos de 40 anos de idade. Levantamento do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), com apoio do Sebrae, aponta ainda que apenas 28% dos brancos abrem negócio por necessidade, frente a 45% de negros, que muitas vezes acabam vendo sua empresa não decolar por falta de experiência e capacitação em gestão.

“Esse programa nasce da compreensão do UnitedHealth Group Brasil sobre a importância dos impactos sociais na coletividade em que vivemos. O objetivo é gerar uma grande onda de fortalecimento do afroempreendedorismo para ajudar a impulsionar os negócios através da ampliação do conhecimento sobre gestão e oportunidades  de mercado. E, ao mesmo tempo, incentivar outras grandes empresas a fazerem o mesmo”, destaca o vice-presidente de Relações Institucionais do UnitedHealth Group Brasil, Renato Casarotti.

Para esta edição do projeto serão investidos cerca de R$ 200 mil. A Presidente da REAFRO, Aparecida da Silva, acredita que o apoio de uma instituição tão respeitada como o UnitedHealth Group Brasil é essencial para amplificar a potência da comunidade preta e parda no país. “Os negros e negras são a maioria dos empreendedores brasileiros. Muitos o fazem por necessidade e falta de oportunidade, então, precisamos capacitar para movimentar ainda mais o cenário econômico no Brasil. O apoio de empresas da magnitude do UnitedHealth Group Brasil faz com que cada vez mais se fomente a responsabilidade social”.

Para se inscrever no “Afronegócios Virando a Onda” os interessados devem entrar no site da Reafro e clicar na logomarca do programa para acessar a ficha de inscrição: https://reafro.org/site/. As inscrições já estão abertas e vão até 30 de novembro; e os cursos se iniciam no dia 10 de dezembro.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial