Press "Enter" to skip to content

Anahp divulga comunicado sobre ocupação de leitos por conta do coronavírus

A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), que representa as principais instituições de excelência do País, informa que realizou um levantamento interno sobre a taxa de ocupação, na semana de 14 a 20 de novembro.

Entre os 29 respondentes de diversas regiões do Brasil, que contam com 66.500 leitos operacionais-dia, sendo 8.681 (13%) destinados exclusivamente à Covid-19, a taxa de ocupação por pacientes infectados foi de 68,3%, na semana pesquisada. A ocupação geral, entretanto, foi de 70%, no último mês.

Na cidade de São Paulo, os 10 respondentes, que somam 27.496 leitos operacionais-dia, destinaram 2.242 (8,2%) à Covid-19. Nesses, de 14 a 20 de novembro, a taxa de ocupação por pacientes infectados foi de 84%, enquanto a ocupação geral foi de 67,8%, no último mês.

A entidade ressalta que, os hospitais associados, devido à fase anterior da pandemia, desenvolveram e implementaram protocolos mais eficientes de cuidado e segurança, assim como alternativas logísticas para aquisição de insumos, medicamentos e equipamentos de proteção individual (EPIs), além de capacidade instalada para ampliar o número de leitos específicos para pacientes com Covid-19, quando e se necessário.

A Anahp alerta sobre o risco do adiamento generalizado de consultas, exames e cirurgias não-emergenciais, que podem levar a complicações posteriores ou se tornarem fatais. Além disso, reitera que os hospitais associados possuem fluxo distinto de atendimento para casos de Covid-19, de acordo com o preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que garantem a segurança a todos os pacientes.

Acredita, também, que ainda não é possível projetar tendências em longo prazo, mas reforça que a experiência já mostrou que a atuação rápida na redução de aglomerações, o uso da máscara e a higienização das mãos são medidas de grande eficácia no controle da disseminação da doença.

A Anahp continua em contato ativo e frequente com o governo, reafirmando seu compromisso em contribuir para o enfrentamento da Covid-19 e com a saúde dos brasileiros.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial