Press "Enter" to skip to content

Orientações da Funcional Health Tech sobre o reajuste dos planos de saúde

ANS define que a recomposição do reajuste suspenso em 2020 será parcelada em 12 vezes, a partir de janeiro de 2021

Por conta da pandemia do novo Coronavírus, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu os reajustes dos planos de saúde que seriam cobrados a partir de setembro de 2020. E, agora, definiu que os beneficiários que tiveram as cobranças suspensas deverão efetuar o pagamento parcelado em até 12 vezes iguais. O montante será recomposto ao longo de 2021 e as operadoras deverão cobrar a partir de janeiro do próximo ano.

De acordo com a Funcional Health Tech, ficar atento às novas definições da ANS em relação à aplicação do reajuste nos planos de saúde é importante nesse momento em que a maioria das empresas passa pelo planejamento orçamentário para o próximo ano. “É necessário ter a previsibilidade, saber como reajustes desse tipo irão impactar o próximo ano de forma acumulada. O valor definido pela ANS é um balizador do mercado, ele pode também nortear os reajustes dos planos coletivos”, ressalta Raquel Marimon, Diretora Executiva da Funcional.

Percentual de reajuste
Segundo Raquel Marimon, a ANS definiu que o percentual máximo de reajuste dos planos individuais ou familiares contratados a partir de janeiro de 1999, ficou estabelecido em 8,14% e é válido para o período de maio de 2020 a abril de 2021. “Além do parcelamento do reajuste, também poderá ser permitida a recomposição da suspensão dos reajustes em número menor de parcelas, desde que a pedido do contratante. Assim como a recomposição da suspensão dos reajustes e número maior de parcelas, desde que haja concordância entre as partes”, afirma.

A Funcional Health Tech alerta que o contratante deve estar ciente do que será cobrado exatamente. Deverá ser discriminado de forma clara nos boletos ou documentos de cobrança equivalentes à parcela referente à recomposição dos reajustes suspensos em 2020. Os boletos deverão conter informações sobre o valor da mensalidade, da parcela relativa à recomposição e a informação de que parcela é (exemplo: parcela x/12).

Com um amplo atendimento na área de varejo farmacêutico, a Funcional Health Tech, empresa líder em inteligência de dados e serviços de gestão no setor de saúde, está atenta as novas definições e oferece ferramentas e serviços para a melhor gestão de saúde dos colaboradores das empresas, com a gestão de saúde populacional. Com a área de Benefits a Funcional opera em modelos pré- e pós-pagamento, em que proporciona a gestão do benefício parametrizando e sistematizando as mais variadas regras de cada cliente. A solução entrega informações gerenciais e epidemiológicas para as áreas de Recursos Humanos e Médica. Como resultado, a ferramenta aumenta a adesão ao tratamento, permitindo que as pessoas se mantenham medicadas, reduzindo assim incidentes com a saúde e casos de absenteísmo.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial