Press "Enter" to skip to content

Médico de Família: cuidado integral e sustentabilidade em saúde

No próximo dia 05/12 celebra-se o dia do Médico de Família. A AsQ destaca o papel desse profissional para o cuidado preventivo e promoção à saúde

No próximo dia 05/12 é comemorado o dia do Médico de Família. A AsQ destaca a relevância desta especialidade médica para o cuidado integral e promoção a saúde e qualidade de vida das pessoas. Você sabe quando procurar um acompanhamento em saúde com um Médico de Família? Muitas vezes, as pessoas costumam procurar especialidades médicas que cuidam de um aspecto específico, deixando de ter um olhar mais completo e um acompanhamento a longo prazo de todos os aspectos da saúde, afinal, nosso corpo é um organismo interligado, e esse olhar que devemos ter na hora de realizar uma consulta médica. 

O Médico de Família é o especialista que cuida da saúde de um indivíduo integralmente, considerando todos os aspectos e particularidades de cada fase da vida. Essa especialidade habilita o médico a atender pacientes desde o nascimento e acompanhá-lo ao longo dos anos. Patrícia dos Santos, Gerente de Relacionamento com o Cliente da AsQ, destaca que o Médico de Família é o profissional de saúde mais adequado para olhar cada vida pelo todo, evitando até mesmo que o paciente procure várias clínicas sem uma real necessidade. “O Médico de Família pode lidar com até 80% dos problemas de saúde. Esse especialista pode conhecer e acompanhar o paciente por toda a vida, tornando-se uma referência de segurança. Para AsQ o Médico da Família é fundamental, pois nosso propósito é promover cuidado e qualidade de vida, e esse é exatamente o olhar desta especialidade médica.”, declara Patrícia.

Onde encontrar um Médico de Família? 

Médico de Família é a especialidade da medicina fundamental nos atendimentos de Atenção Primária à Saúde (APS). Os estabelecimentos de saúde que promovem a APS, trabalham com a premissa de que a partir do momento que uma pessoa busca atendimento em saúde ela receberá um tratamento integral, que não termina no fim de uma consulta, assim como fala Patrícia Santos.  “Em serviços de APS todos os aspectos de saúde são avaliados continuamente e com acompanhamento de profissionais. Isso ocorre, pois a linha de cuidado não acaba com o término da consulta, há um monitoramento do cuidado desenhado para cada condição de saúde. Se o paciente buscou atendimento por alguma sintomatologia a ser investigada e tratada, ou se veio em busca de um acompanhamento preventivo, independente do caso, essa pessoa receberá um cuidado contínuo. Por isso, clínicas que trabalham com esse modelo de atendimento devem fazer parte da rotina das pessoas. O que a AsQ defende é a promoção à saúde e cuidado coordenado e centrado na pessoa. Ou seja, não devemos procurar um médico quando surge uma doença, mas sim cuidar de modo preventivo”, explica a gerente.

Durante a primeira semana de dezembro, a AsQ realizará uma programação destacando a atuação do Médico de Família no cuidado contínuo da saúde. Fique por dentro das novidades da AsQ pelos canais:  IG: @asqnasredes, Linkedin: @asqnasredes, ou pelo site: ww.asq.com.br  

Por que recorrer ao Médico de Família?

Cuidado Integral: Ao ser atendido por um médico de família, a saúde do beneficiário é cuidada como um todo. Na integralidade, o médico de família garante que os serviços estejam ao alcance das pessoas, conforme sua necessidade.

Resolutividade: O médico de família e comunidade resolve, juntamente com a equipe, 80% ou mais dos problemas de saúde que chegam ao seu consultório em nossos serviços de APS.

Redução de Internações: Com a assistência à saúde prestada de maneira correta, internações por pneumonias bacterianas, complicações da diabete e da hipertensão, asma, entre outros, podem ser evitadas.

Menos exames: Com o histórico de saúde do paciente em mãos, o profissional tem controle de todos os exames realizados, colaborando para evitar que exames desnecessários sejam feitos.

Promoção ao autocuidado: O médico de família com apoio da equipe multidisciplinar, educa, orienta e apoia o beneficiário para o autocuidado, promovendo melhorias no nível de saúde, com medidas no cotidiano de suas vidas. evitando que adoeça por ausência de cuidado.

Adesão ao tratamento: Com a confiança estabelecida entre médico e paciente, as chances de adesão ao tratamento aumentam.

Satisfação do beneficiário: Atendido de maneira integral e percebendo que a assistência é efetiva, as pessoas tendem a se sentirem mais satisfeitas com o atendimento.

Valor em Saúde: As medidas específicas de Value-based Health Care (Valor em Saúde), tem mostrado excelentes resultados no que toca à percepção das pessoas sobre o cuidado do médico de família e das equipes de APS, além de melhores desfechos clínicos (resultados em saúde), por um custo menor.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial