Press "Enter" to skip to content

Ortodontia digital é o que há de mais moderno no mercado odontológico

Por serem discretos, os alinhadores dentais transparentes (ou invisíveis) têm despertado cada vez mais o interesse das pessoas

Diversas causas podem levá-lo a procurar um ortodontista: mordida cruzada, dentes tortos e problemas de oclusão são alguns exemplos. O aparelho fixo metálico é um tratamento ortodôntico mais antigo e,
consequentemente, mais conhecido na área, especialmente porque grande parte dos pacientes já precisaram usá-lo por um período. No entanto, com os avanços e estudos na área, outras possibilidades de aparelhos ortodônticos surgiram. Já ouviu falar sobre os alinhadores invisíveis? A cirurgiã dentista Dra Daniela Yano trouxe explicações sobre esse dispositivo e em quais casos é indicado. Entenda!

A maior vantagem da ortodontia digital é previsibilidade de resultados, a estética e o conforto, porque diferente do aparelho fixo, a movimentação do alinhador é móvel com placas transparentes de um material plástico que trabalha de maneira sequencial.

São várias placas sequenciais que movimentam pouco a pouco os dentes, mais precisamente 0,25 milímetros a cada troca. Então se o paciente tem um espaço de 1 milímetro para ser fechado, por exemplo, serão necessárias 4 placas.

“Após a movimentação do dente, a placa em uso começa a ficar mais folgada na boca, então entramos com a segunda placa, que partindo do princípio que seu dente já andou 0,25 milímetros, começa a agir mais um pouco realizando a correta pressão para que o dente movimente mais 0,25. Quando colocamos a terceira placa ela estará bem justa novamente e assim sequencialmente vamos conseguindo fazer as movimentações.” explica Daniela.

A vantagem estética e o conforto acontecem por serem transparentes e removíveis, ou seja, você pode remover para comer e higienizar. Só quem já usou aparelho sabe o quanto é difícil passar o fio dental com os braquetes e o quanto a comida que se prende ao redor das peças do aparelho.

Além de tudo, com a tecnologia digital na ortodontia é possível segmentar passo a passo as movimentações que irão acontecer, possibilitando assim mais previsibilidade, rapidez e precisão das movimentações.

Os principais cuidados:

Para manter o seu alinhador dental sempre limpo, o ideal é lavá-lo com água e escová-lo com a sua escova de dentes. Para isso você pode usar tanto a pasta de dente quanto sabonetes neutros. Cuidar dos alinhadores é fundamental para garantir o sucesso do seu tratamento.

Você ainda pode utilizar, se preferir, pastilhas especiais ou os cristais de limpeza feitos especificamente para isso.

A dentista Daniela Yano também alerta “Por ser um aparelho móvel, para que ele funcione, a principal orientação é usá-lo porque na caixinha, ele não é efetivo. Higienizando corretamente e usando sempre, o resultado é garantido.”

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial