Press "Enter" to skip to content

Conheça algumas ações para a prevenção da cárie

Dra. Sandra Ossent, Gerente do Porto Seguro Odontológico, explica o que é a cárie e apresenta algumas medidas simples para sua prevenção

Com mais de 2 milhões de casos por ano no Brasil, a cárie é uma doença comum, mas necessita ser levada a sério, com a prevenção ou com o tratamento. Com o tempo as lesões resultantes da cárie podem evoluir, causando perda total do elemento dentário. Segundo a Dra. Sandra Ossent (foto), do Porto Seguro Odontológico, com o tratamento existente é possível a manutenção do dente por meio de sua restauração.

“A odontologia evoluiu muito com o passar dos anos. Antigamente, na origem da profissão, casos complexos de cárie necessitavam da remoção do dente para aliviar a dor e evitar a evolução da doença. Com o avanço dos estudos, é possível tratarmos dos casos de maneira conservadora. Mas é importante destacar, que mais do que tratamento é preciso que se previna desde a infância esse tipo de doença, por meio de ações de cuidado com a saúde bucal”, destaca.  

A especialista alerta para o cuidado da higiene bucal e de uma prevenção desde a infância, além do controle das causas da doença. “A prevenção ocorre desde cedo, sendo assim, devemos ensinar as crianças e ajudá-las a ter hábitos de higiene bucal adequados”.

“Os alimentos e bebidas ingeridos entre as refeições podem aumentar a possibilidade de desenvolvimento da carie”, afirma. Além disso, recomenda-se evitar alimentos que possam grudar nos dentes com facilidade, como balas e doces.

A Dra. Ossent listou algumas medidas simples que podem ser tomadas como formas de prevenção:

Higienização adequada – Após cada refeição, sempre utilizando a escova e o fio dental. A higienização noturna é muito importante e recomenda-se supervisão dos pais até pelo menos os 8 anos de idade;

Utilização do flúor – Fazer uso de pasta com flúor, pois ele penetra na estrutura dental tornando-a mais resistente à cárie dental.

Aplicação de selante – A aplicação de selantes em dentes sem restaurações atua como barreira mecânica, protegendo a superfície dos dentes.

A doutora ressalta a importância de se consultar com o dentista para determinar quando a criança pode começar a utilizar o creme dental com flúor, além de ser necessário iniciar as visitas ao dentista logo no primeiro ano de vida. É recomendado, ainda, uma consulta a cada seis meses para acompanhamento.

Por esses e diversos outros motivos, é fundamental contar com um seguro odontológico. O portfólio do Porto Seguro Odontológico compreende desde empresas PMEs a partir de 3 vidas até grandes empresas. Mais informações, acesse portoseguro.com.br/seguro-odontologico.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial