Press "Enter" to skip to content

Saiba os malefícios que o consumo excessivo de álcool pode causar à saúde bucal

Consultora da GUM explica a relação entre as bebidas alcoólicas e sorriso

Que o consumo exagerado de alimentos doces e a falta de uma boa higienização bucal fazem mal à saúde bucal não é novidade. Contudo, não são apenas esses fatores que podem ser prejudiciais a nossa saúde. Bebidas com álcool também colaboram para o surgimento de problemas sérios, assim como a presença do açúcar, podendo desgastar os dentes ou facilitar o desequilíbrio da ação das bactérias na boca.

Da mesma forma que sua ingestão excessiva desidrata nosso organismo, o mesmo acontece com a cavidade oral. “O fluxo de saliva diminui, o que deixa a boca mais seca e, consequentemente vulnerável, sem o efeito protetor da saliva. Isso pode aumentar as chances de ocorrer um desequilíbrio das bactérias presentes na boca, que pode resultar em algumas doenças “, afirma Sara Paz, consultora da GUM , marca americana especializada em cuidados bucais.

Outra questão é que grande parte das bebidas alcoólicas possuem um alto grau de acidez, podendo resultar num desgaste da parte mais externa do dente, o esmalte. Sara explica que esse quadro é conhecido como erosão dentária e tem como principais sintomas uma dentição mais fraca, sensível e dolorida.

A especialista também comenta que as mais adocicadas, como licores e drinques, também necessitam de uma atenção especial. “O açúcar presente nelas deixa a boca mais propícia à ação de microrganismos o que pode ser um fator impulsionador ao desenvolvimento de doenças como a cárie”, explica. A partir disso, as chances são maiores da ocorrência de processos inflamatórios e infecciosos. Além disso, apesar de não ser um produto carcinogênico de forma direta, o álcool, quando somado a outros fatores como o tabagismo, temos um aumento do risco de câncer de boca, como apontam algumas pesquisas.

Sara comenta que existem alguns cuidados que podem amenizar esses malefícios. “Algumas dicas que eu posso sugerir é adicionar cubos de gelo às bebidas, porque eles ajudam a diminuir a acidez, enxaguar a boca com água após ingerir algum drinque ou intercalar o consumo com copos de água, para deixar a boca mais úmida, e, claro, caprichar na higienização bucal, afinal, ela é a melhor forma de manter um sorriso saudável”, recomenda.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial