Press "Enter" to skip to content

Mau humor vem da barriga

O intestino tem cerca de 500 milhões de neurônios que são responsáveis pela famosa expressão “enfezado”. Por isso que frio na barriga ou vontade de ir ao banheiro são reflexos clássicos de uma situação de nervoso, ansiedade ou de perigo à vista

A ligação é direta: os neurônios intestinais são responsáveis por produzirem mais de 60% da serotonina (o hormônio do bem estar). “Esse mesmo neurotransmissor é o grande responsável pelo funcionamento adequado do intestino e por eliminar as fezes. Se ele não funcionar em perfeita ordem, os estímulos de confusão na barriga chegam até o cérebro e o desequilíbrio da flora intestinal abre as portas para a diarreia ou para a dificuldade de ir ao banheiro sem razão aparente, e assim desencadeiam crises de nervosismo, depressão, ansiedade e baixo-astral”, revela o cirurgião do aparelho digestivo Dr. Rodrigo Barbosa.

Isso explica porque diversos estudos sugerem a hipótese de que a microbiota alterada leve à destruição de neurônios intestinais e isso progrida até o cérebro. O mesmo princípio explicaria até o Alzheimer.

Mas, há como prevenir o problema e manter a microbiota intestinal saudável. “Uma boa alimentação equilibrada e colorida, rica em fibras, água e vegetais acompanhada de atividade física regular pode salvar o estado de humor e garantir saúde física e mental”, finaliza Dr. Rodrigo.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial