Press "Enter" to skip to content

10 hábitos simples para ser mais saudável

Especialista indica as atitudes para conquistar mais saúde na quarentena, através da alimentação, pensamento positivo e atividades em casa

Assim como a liderança estratégica pode colocar uma equipe em forma, é possível treinar o corpo e a mente para combater de forma eficiente qualquer oponente – vírus ou germe que surgir no caminho. A especialista em emagrecimento, Edivana Poltronieri, diz que obter mais saúde requer um esforço diário consistente, dedicação e, principalmente, hábitos saudáveis. A seguir, confira as atitudes simples apontadas pela expert que ajudarão a conquistar mais saúde, em casa.

1 – Comece devagar, mas comece

Frequentemente, o maior impedimento para melhorar a saúde é sentir-se sobrecarregado. “Comece com pequenas substituições saudáveis. Se costuma beber refrigerante na hora do almoço todos os dias, por exemplo, tome um copo d’água dois dias por semana. A partir daqui, vá adicionando outros hábitos saudáveis no dia a dia”, orienta Edivana.

2 – Passe um tempo no Sol

De acordo com Edivana, existem boas razões para absorver alguns raios de Sol, com moderação. “A luz solar ajusta o relógio biológico interno, o que chamamos de ritmo circadiano. Ela sinaliza o cérebro para parar de produzir melatonina, o hormônio que regula o ritmo circadiano, para voltar a produzir somente quando anoitecer. Segundo o National Institute of Health, uma pessoa dormirá melhor se receber uma hora de luz natural pela manhã. Dormir bem ajuda também na perda de peso”, afirma a especialista.

“O corpo exposto ao Sol produz vitamina D, o que ajuda a absorver o cálcio, essencial para a saúde óssea, além de ajudar a combater a depressão e o mau humor”.

3 – Ajuste a rotina de sono

De acordo com Edivana é preciso programar pelo menos sete horas para dormir. Ela diz que em um estudo publicado pela Revista Sleep, pessoas que dormiam seis horas por noite ou menos durante uma semana tinham quatro vezes mais chances de pegar um resfriado quando expostas a um vírus, em comparação com aquelas que dormiam mais de sete horas.

4 – Refine a maneira como lida com o estresse

Mesmo em dias em que as notícias não estão positivas ou tudo leva para o estresse, o melhor caminho, de acordo com a Edivana, é tentar manter a calma. “Respire profundamente, pense, tente manter o autocontrole ao invés de explodir. Menos estresse, mais saúde mental”, afirma.

5 – Pense positivo e foque na gratidão

Segundo Edivana, uma atitude positiva ajuda a construir um sistema imunológico mais saudável e melhora a saúde da mente. “Seu corpo acredita no que você pensa, então por que não se concentrar em ser positivo?”, estimula a profissional da saúde. 

6 – Exercite-se de forma consistente

E isso não significa que é preciso treinar pesado, de acordo com a Edivana. A especialista em emagrecimento afirma que praticar um exercício moderado, todos os dias, mesmo que por 15 minutos, contribuirá bastante para adquirir mais disposição e saúde do coração e corpo ao longo do tempo.

7 – Evite bebidas com alto teor de frutose

Consumir alimentos e bebidas (especialmente refrigerantes) com xarope de milho ou frutose é um mau hábito que deve ser cortado, para quem busca mais saúde diz Edivana. “Essas bebidas, como alguns sucos prontos, em pó, néctar e refrigerantes, podem aumentam o açúcar no sangue e alimentar o desenvolvimento de diabetes e do sobrepeso. Até mesmo os sucos de frutas não são inofensivos. O ideal mesmo é sempre comer a fruta in natura ao invés de liquidificá-la”.

8 – Coma intuitivamente

“Comer intuitivamente é perceber os reais sintomas da fome e só se alimentar quando os sentir. Mesmo assim, é necessário controlar a quantidade e qualidade, jogando sempre força na comida de verdade. Quanto menos embalagens e mais frutas, legumes e verduras melhor”, recomenda a especialista.   

9 – Coma mais vegetais, grão inteiros e frutas

“Tente adicioná-los às refeições e combine esses alimentos crus, cozidos ou no vapor com carboidratos não refinados, com uma gordura saudável ou proteína magra para aumentar a satisfação. Uma alimentação rica em vegetais, legumes, frutas e grãos, está associada a um risco reduzido de desenvolver câncer”, afirma Edivana. “Os vegetais com cores mais fortes, como brócolis, beterraba, couve-manteiga, possuem ainda mais fitonutrientes – substâncias fundamentais para o bom desempenho do organismo, deixando-o mais saudável e nutrido no dia a dia,”afirma.

10 –   Faça atividades prazerosas, mesmo em casa

De acordo com a Edivana, o prazer pode ser não apenas divertido, mas permite que o corpo libere oxitocina, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e, geralmente, aumentar a saúde e a felicidade. “Ouça músicas, relembre festas passadas, pinte a casa ou mude os móveis de lugar, cuide das plantas, dance, cante pela casa, ore, desenhe, pinte, faça algo espontâneo, toque instrumentos, ligue para alguém. Tudo isso pode dar uma injeção de ânimo quando estamos nos sentindo para baixo e conquistar mais saúde mental, importantíssima em um período de pandemia”, finaliza.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial