Press "Enter" to skip to content

Ação de sensibilização reforça a importância da segunda dose contra a Covid-19

O Programa de Medicina Preventiva (Special Life) do Grupo Assim Saúde promove uma ação minuciosa de combate à pandemia. Agentes da operadora estão entrando em contato por telefone com cada um dos seus 11 mil beneficiários para sensibilizar sobre a importância da segunda dose da vacina contra a Covid-19. A atuação reforça uma necessidade identificada pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o último relatório epidemiológico divulgado pela Secretaria, 79 mil pessoas não voltaram aos postos de saúde para completar o processo de imunização, o equivalente a 4% da população carioca vacinada com a primeira dose.

“Logo que as vacinas chegaram, elegemos uma equipe para alertar os pacientes e seus familiares para o calendário vacinal dos grupos prioritários. Hoje, o nosso esforço é para que eles não abandonem a chance de terem a proteção contra a doença. Ligamos um a um, de acordo com o plano de prioridades no estado, sempre abertos para a escuta e o diálogo. Nossa meta com a busca ativa é fazer com que as pessoas entendam a importância da imunização completa e não deixem de se vacinar, seja por receio ou por desinformação”, destaca a médica Eliane Guimarães, gerente do programa.

Durante as ligações, os profissionais de saúde pedem atenção para a data e o tipo de imunizante indicados no cartão vacinal para a segunda dose, levam informação sobre a eficácia das vacinas em circulação e enfatizam as razões para a continuidade dos cuidados preventivos, como o uso de máscara, manter o distanciamento social e a frequente higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel. Além disso, a equipe consegue mapear e monitorar o cenário da Covid-19 dentro dos programas especiais da operadora, o que auxilia na tomada de decisão, para direcionar investimentos em iniciativas de prevenção à doença ou às possíveis sequelas decorrentes dela.

“Neste momento de crise, a sociedade carioca precisa se unir e firmar o compromisso de responsabilidade social para levar informação à população. Vacinar-se com as duas doses nas datas estipuladas pelo cronograma, além de proteger a si mesmo contra a evolução para os casos graves da doença, significa cuidar do coletivo e, com isso, ajudar na possibilidade de controle da pandemia”, esclarece Eliane.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial