Press "Enter" to skip to content

Endomarketing: engajamento de colaboradores segue ativo durante a pandemia

 Maior empresa de saúde do país, UnitedHealth Group Brasil promoverá live junina para seus 38 mil colaboradores com show ao vivo, sorteio de TV de 50 polegadas e outras ações de interação

Que a pandemia reconfigurou a forma de trabalho de muitas pessoas não é novidade. Um estudo realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA)  com 139 empresas aponta que o home office foi adotado por cerca de 46% das companhias. Com o novo formato consolidado e em evidência, os profissionais de comunicação ganharam um novo desafio: o de manter o engajamento dos colaboradores de forma remota, com uma pandemia em curso. No segundo ano desse cenário, empresas lançam mão da criatividade para não deixar as ações caírem no ostracismo, estratégia que vem dando certo. No UnitedHealth Group Brasil, companhia que controla a operadora de saúde Amil e a rede médico-hospitalar Americas, mais de 130 eventos online foram realizados desde abril de 2020 até maio de 2021 para manter o engajamento de 38 mil colaboradores. Plataformas seguras, interativas e com bastante qualidade de transmissão fizeram os eventos online terem uma média de adesão 40% superiores aos eventos presenciais.

Uma das iniciativas de mais sucesso e já aguardada pelos colaboradores é a festa junina virtual com show ao vivo, gincanas online, sorteio de prêmios diversos, e figurinhas temáticas de whatsapp, entre outras ações. Em 2020, a banda Falamansa foi a convidada, trazendo canções do forró universitário que marcaram gerações. Em 2021, a banda NEO cantará sucessos da atualidade, das famosas “sofrências” às modernas “pisadinhas”, além de clássicos do sertanejo e do forró.  A ação será acompanhada por ativação em redes sociais, concurso de melhor caracterização junina no home office e troca de mensagens virtuais de agradecimento, em alusão à brincadeira “Correio do Amor”. A live, nesta sexta-feira (25 de junho), será transmitida pelo YouTube, com sorteio de uma TV de 50 polegadas e entrega de vale-compras.

“A pandemia só catalisou ainda mais nosso potencial de comunicação. O modelo digital nos permitiu um alcance bem maior, com audiência mais expressiva em todas as situações, desde os eventos oficiais para importantes anúncios corporativos até em lives descontraídas, como fizemos em comemoração ao  Dia das Mães, Dia dos Pais e de Fim do Ano, por exemplo. Por outro lado, manter esse sucesso demanda criatividade e profissionalismo em  dobro pois com os colaboradores em suas casas concorremos com muitas distrações. A interação por meio de concursos, ativações em plataformas, sorteios e entregas de prêmios é uma forma de manter o conceito do que chamamos de be here now”, afirma Ranny Alonso, diretora de Comunicação Corporativa do UnitedHealth Group Brasil.

Além de lives comemorativas, a Comunicação Corporativa do UnitedHealth Group Brasil promove, em modelo online, outros eventos com objetivos alinhados à estratégia de negócios da companhia. Um dos principais é a reunião trimestral com a mais alta direção da companhia para compartilhar com os colaboradores  em geral os resultados da empresa e sanar dúvidas sobre temas atuais. Somando 2020 e 2021 (até junho) e as versões brasileira e global, houve 12  eventos com esse escopo – batizados de “Town Hall Meeting” -, que atingiram quase 30 mil colaboradores no País. Outra iniciativa gerenciada pela Comunicação, mas voltada para lideranças, é o “Leader Dialogue”, ambiente em que se conversa com mais abertura e clareza sobre as estratégias de negócios, visando criar um alinhamento gerencial sobre como abordar temas corporativos relevantes entre suas equipes. Com periodicidade bimestral, 18 eventos desse tipo (somando as três empresas, UnitedHealth Group Brasil, Amil e Americas) foram realizados virtualmente desde o início da pandemia, com uma média de audiência de 40% entre as lideranças. Outro projeto de engajamento de todos os colaboradores lançado durante esse período crítico é o ‘Conversamos às 15h’, criado para trazer mais informação de saúde e bem-estar e de assuntos da atualidade a partir de um bate-papo com profissionais de saúde e especialistas, que respondem a perguntas dos colaboradores via YouTube. Somando todas as edições, a ação já alcançou uma audiência reunida de duas mil pessoas, abordando temas como vacinação, saúde mental e a Lei Geral de Proteção de Dados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial