Press "Enter" to skip to content

Campanha Julho Neon abraça a ONG Doutores das Águas

A ONG que leva atendimento a um povo desassistido, carente e sofrido da bacia Amazônica. Um trabalho gratificante, que proporciona a retomada da autoestima e do sorriso para aqueles que vivem com muito pouco.

O Movimento Julho Neon – Salve o sorriso brasileiro liderado pela Associação Brasileira de Planos Odontológicos (SINOG) é um movimento pela Saúde Bucal no Brasil, que adota o mês de julho para enfatizar e conscientizar sobre a importância do cuidado da Saúde Bucal para uma vida saudável, promovendo o acesso aos tratamentos odontológicos para as comunidades menos favorecidas do Brasil. É um movimento agregador, que convida todos os atores do setor para participar.

O Movimento foi baseado em grandes campanhas que cuidam da saúde e que têm crescido fortemente nas últimas décadas, como: outubro Rosa, para prevenção do câncer de mama, novembro Azul câncer na próstata, setembro Amarelo, para prevenção ao suicídio e janeiro Branco, Saúde mental.

“Várias ações foram planejadas para esta campanha, em um momento muito importante como este, pois a pandemia despertou na população a necessidade de buscar por saúde, bem-estar e novos hábitos”, afirma Dr. Roberto Cury, Presidente da SINOG.

Entre as ações do Movimento Julho Neon, está a sua contribuição social, ao abraçar ONGs ligadas ao mundo da odontologia, dando a possibilidade ao público de contribuir para diferentes causas – como a ONG “Doutores das Águas” que leva saúde às comunidades menos favorecidas do Brasil. Ao comprar itens no e-commerce da campanha, todo o lucro será doado a projetos focados 100% em levar odontologia de qualidade aos menos favorecidos.

ONG Doutores das Águas, com atuação desde 2011, tem como missão levar ajuda odontológica e psicossocial às comunidades ribeirinhas da Amazônia. Este ano realizou sua expedição a partir do dia 01/07, levando Saúde Bucal para quem não tem acesso a tratamentos odontológicos. Com consultórios, dentistas e médicos voluntários, chegou via barco para prestar 652 atendimentos odontológicos e 1.011 atendimentos médicos gratuitos para a comunidade.

A expedição que também foi apoiada pelo Ministério da Saúde, atendeu cerca de 30 comunidades onde vivem 2.500 ribeirinhos, aproximadamente, onde fizeram a verificação de prevalência de Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e quando verificada a doença, os casos foram 100% orientados e tratados. Vacinaram os adolescentes de ambos os sexos contra o HPV, as grávidas com a vacina tríplice bacteriana e as crianças com a tríplice viral. Realizaram teste de Covid-19 em todos os adultos acima de 18 anos que apresentaram algum sintoma, sendo que somente em um caso o resultado foi positivo, além de 57 cirurgias de pequeno porte que não necessitam de retorno.

“Levamos atendimento a um povo desassistido, carente e sofrido. Nossa equipe de voluntários é alegre, realizamos um trabalho gratificante, pois devolvemos a autoestima, o sorriso para aqueles que vivem com muito pouco.

Temos problema de saúde no Brasil de uma forma geral e a saúde bucal faz parte deste processo. Ao chamar a atenção para a importância da higiene bucal, para a perda de dente e para a falta de valorização da dentição, evidenciamos um problema real e existente na nossa sociedade e, fazemos com que as pessoas pensem a respeito. O Movimento Julho Neon, veio em um momento crucial, sua temática é importante, pois é preciso tornar conhecida a importância com a saúde bucal no Brasil. O sorriso é simbólico, ao devolver o sorriso, seremos um povo mais alegre, mais colorido e bonito, principalmente neste momento que estamos enfrentando, marcado pela pandemia”, finaliza Rubinho de Almeida Prado, coordenador geral da ONG Doutores das Águas.

Dr. Roberto Cury, conclui “Esse movimento vem no momento certo, quando o segmento atingiu sua maturidade, consolidando os planos odontológicos como principais agentes da democratização do acesso à Saúde Bucal no Brasil”.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial