Press "Enter" to skip to content

Médico alerta sobre os riscos de não higienizar corretamente lentes de contato

Nas olimpíadas, uma judoca perdeu as lentes no tatame. Quando as encontrou, limpou com saliva e colocou nos olhos. Oftalmologista fala sobre essa ação e os impactos que podem causar à saúde ocular

Durante os jogos olímpicos, a judoca Katharina Menz surpreendeu ao perder a lente de contato e ao encontrá-la no tatame a alemã não titubeou, pegou do chão, passou saliva, devolveu ao olho e continuou a luta.

Dr. Hallim Féres Neto, oftalmologista do Conselho Brasileiro de Oftalmologia explica que a atitude da atleta é um alerta para todos que fazem uso de lente de contato. “Limpar as lentes com saliva e recolocá-las com a mão suja não é recomendado devido a chance de contaminação”, explica o especialista.

A saliva contém bactérias que podem grudar no olho, e provocar uma úlcera de córnea. Essa situação pode, inclusive, levar à perda de visão, ou evoluir até mesmo para um transplante de córnea.

Caso venha a acontecer uma situação parecida como a da judoca, é imprescindível que a lente seja imediatamente descartada ou lavada corretamente, se for gelatinosa.

O médico listou alguns cuidados indispensáveis para quem faz uso de lente de contato:

Mantenha cuidados diários de higiene;

Higienize as lentes antes e depois de usá-las;

Limpe também o estojo das lentes de contato;

Respeite o prazo do fabricante;

Escolha as soluções higienizadoras corretas;

Não as use por mais tempo do que o recomendado pelo seu oftalmologista.

Imagem: Man photo created by rawpixel.com – www.freepik.com

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial