Press "Enter" to skip to content

SAS Brasil vence categoria de saúde e bem-estar do World Summit Awards Brasil 2021

Startup social foi premiada por projeto com foco em teleatendimento ginecológico gratuito para mulheres de baixa renda na prevenção ao câncer de colo de útero, a 4ª maior causa de mortes de mulheres no país

A SAS Brasil, startup social que leva saúde especializada à regiões em situação de vulnerabilidade no país, foi premiada na categoria saúde e bem estar do World Summit Awards Brasil (WSA)2021, com o Projeto Anariá – frente de cuidado com a saúde da mulher para ginecologia e de valorização feminina por meio de ações contra a violência doméstica. A iniciativa já beneficiou mais de 14 mil mulheres somente em 2021. A premiação aconteceu na terça, 31, e foi transmitida online. Em setembro, a SAS Brasil disputará também a etapa global do WSA.

Com o patrocínio da AMIGOH, eixo social Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein que capta recursos, apoia e viabiliza projetos assistenciais, de ensino e pesquisa contra o câncer e doenças hematológicas, e da farmacêutica Roche, além do apoio Hospital de Câncer de Barretos, o Anariá oferece atendimentos gratuitos para mulheres de baixa renda com foco em oncologia, especificamente na prevenção do câncer de colo de útero, desde de 2017.

Para isso, a SAS Brasil estruturou um software para realizar telecolposcopias (exame essencial para o diagnóstico do câncer de colo do útero no Brasil e até então feito apenas presencialmente) e em 2020 levou essa tecnologia para dentro das suas unidades de telemedicina avançada (UTAs) em regiões remotas do país. Aqui, a proposta foi a de construir uma estrutura preparada para atendimentos presenciais e também com equipamentos de ponta, doados pela Fundação Philips, que, em conjunto com a Philips Brasil, vem realizando a capacitação (conhecimento e especialização) dos profissionais de saúde para realização de exames utilizando a telemedicina.

Com a pandemia, o uso da telemedicina ganhou uma relevância ainda maior, especialmente em doenças que tiveram seu rastreio comprometido no período da epidemia de covid-19, como é o caso do câncer de colo de útero. Nesse cenário, o projeto de telecolposcopia ganha uma relevância ainda maior, pelo potencial de agilizar o diagnóstico de lesões precursoras do câncer de colo de útero. Médicos e enfermeiras treinados passam a atuar à distância para a realização dos exames, evitando tempos de deslocamentos de pacientes e também diminuindo a espera para a realização do exame. Na triagem, pacientes com exames alterados são chamados para o atendimento presencial (biópsias, cauterizações e exérese de lesões).

A médica especialista em inovações para o acesso à saúde, Adriana Mallet, uma das fundadoras e CEO da SAS Brasil, comenta sobre a premiação e o impacto do Anariá. “É uma proposta importantíssima para fazer diagnóstico de câncer de colo de útero em mulheres. Acreditamos muito na transformação do acesso à saúde. Sabemos que muitas mulheres não têm a chance de passar por um ginecologista e a SAS Brasil existe para isso, para mudar essa história no país, pois o câncer de colo de útero pode e deve ser diagnosticado cedo” explica.

AMIGOH, eixo social da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, patrocina o Anariá desde 2017, a fim de contribuir com a expansão do acesso à saúde. Para Ida Sztamfater, presidente AMIGOH, o Anariá traduz a essência da AMIGOH, que é a prevenção de câncer.”Acreditamos que investir em prevenção ou detecção precoce da doença é a maneira mais sustentável de se lidar com a Oncologia hoje. Ao longo dos anos, não só provemos recursos para viabilizar a parte Oncológica do Anariá, como também nossas residentes de Ginecologia atuaram voluntariamente no atendimento das mulheres nas carretas. A premiação WSA Brasil é um merecido reconhecimento de uma entrega social de muito valor e nos sentimos honrados em estar envolvidos nessa iniciativa”.

“A parceria com a SAS Brasil é motivo de enorme orgulho para a Roche Farma Brasil. Colaborar com um projeto que coloca o paciente sempre em primeiro lugar, não poderia estar mais conectado ao nosso propósito como organização de saúde. Registro a nossa alegria por acompanhar o progresso desta iniciativa tão nobre e ver o merecido reconhecimento pela sociedade, como ocorreu agora por meio do prêmio WSA Brasil. Que cada vez mais parceiros se unam a esta causa para que, juntos, possamos fazer cada vez mais pelo Brasil!”, afirma Adriana Lima, Gerente Jurídica, de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Roche Farma Brasil.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial