Press "Enter" to skip to content

Einstein promove encontro que discutirá os desafios de manter uma vida equilibrada e saudável em um mundo dinâmico e impermanente

O III Simpósio Internacional de Bem-Estar contará com a participação de palestrantes nacionais e internacionais que abordarão temas como autocuidado, empatia, equilíbrio emocional, compaixão e meditação

Cultivar o bem-estar mental, social e físico é imprescindível para manter uma boa qualidade de vida, principalmente no contexto da pandemia de Covid-19. Mas como podemos enfrentar a realidade atual e, ao mesmo tempo, nos prepararmos para os desafios que estão por vir, em um mundo de mudanças tão aceleradas? Para responder essa e outras perguntas, o Einstein promoverá o III Simpósio Internacional de Bem-Estar: Cultivando o bem-estar pessoal e social , com palestrantes nacionais e internacionais, no dia 1º de outubro. O tema “bem-estar” será debatido do ponto de vista humano e científico, trazendo resultados de importantes pesquisas sobre seu papel fundamental para a saúde.

Pesquisadores, filósofos, cientistas de dados e personalidades abordarão o tema da adaptabilidade e da impermanência, trazendo métodos de investigação científica e experiências pessoais. De acordo com Elisa Kozasa, uma das palestrantes do evento e pesquisadora do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, serão discutidos temas como autocuidado, empatia, equilíbrio emocional, compaixão, vida profissional, meditação e atividades físicas. “A ideia é abordar também temas inovadores, como de que forma os algoritmos podem ser utilizados para promover o bem-estar emocional, os desafios do equilíbrio emocional na vida pessoal e profissional e o cuidado com a saúde mental de profissionais da saúde”, conta a pesquisadora.

Dr. Claudio Lottenberg, Presidente do Conselho da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, e Dr. Sidney Klajner, Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, farão a abertura do evento e abordarão “como viver em um mundo dinâmico e impermanente”, e “como as organizações de saúde podem contribuir para o bem-estar social”, respectivamente.

O Simpósio também contará com uma sessão de meditação, para que os participantes aprendam um pouco mais sobre essa prática e a utilizem no seu dia a dia, e uma aula de alongamento. “Há estudos científicos indicando que fazer pequenas pausas de três minutos durante o dia já muda o seu estado emocional”, ressalta Elisa.

Outro destaque será a palestra de Telma Sobolh, presidente do Voluntariado Einstein, que falará sobre solidariedade e compaixão, apresentando o quanto o trabalho realizado com comunidades está relacionado ao próprio sentido de vida e ao desenvolvimento do sentimento de altruísmo.

O evento também trará alguns palestrantes renomados internacionais, como B. Alan Wallace, autor americano, físico e um dos maiores eruditos ocidentais no tema da meditação. Suas obras abordam diversos modos de investigação científica, filosófica e contemplativa orientais e ocidentais, focando nas relações entre ciência e budismo.

Também estará presente Eve V. Ekman, uma das criadoras do Cultivating Emotional Balance, um programa que ajuda as pessoas a conhecerem e manejarem suas emoções. Atualmente, Eve trabalha na Apple sendo uma das responsáveis pelo desenvolvimento de projetos de saúde mental. Outro nome de destaque no evento é Andrew Kemp. Ele possui publicações em diversas revistas internacionais de renome, como a Lancet, e trará perspectivas inovadoras dentro do bem-estar social. No Simpósio, ele falará sobre Eudaimonia, que é o conceito de felicidade genuína e conhecimento humano.

Os moderadores do Simpósio Internacional de Bem-Estar serão Mariana Ferrão, jornalista, palestrante e criadora do canal Soul.me , que aborda conteúdos sobre bem-estar, e Tom Bueno , jornalista e comunicador que convive com diabetes, conhecido por desenvolver um trabalho de conscientização a respeito da doença nas mídias sociais, como no canal Um Diabético, do YouTube.

“Nunca se falou tanto sobre afetividade e como os sentimentos podem afetar o ser humano, seja positivamente ou negativamente. Por isso, é muito importante darmos atenção aos aspectos emocionais e identificarmos de que forma eles interferem no comportamento das pessoas. O Simpósio de Bem-Estar será muito importante para debater esse tema”, finaliza a pesquisadora Elisa.

Serviço:

III Simpósio Internacional de Bem-Estar: Cultivando o bem-estar pessoal e social

Inscrições: site

Datas: 1º de outubro

Horário: das 9h às 16h20

Formato: transmissão online (ao vivo); ficará disponível por três meses a partir da data de realização do evento para que os participantes possam rever o conteúdo.

Imagem: Nature photo created by marymarkevich – www.freepik.com

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial