Press "Enter" to skip to content

Rede de Saúde Divina Providência implementa UpToDate® para reduzir variabilidade clínica, promover melhor desfecho assistencial e cuidado centralizado no paciente

Tecnologia é utilizada na residência médica do Hospital Divina Providência, além de apoiar a decisão clínica das áreas de traumatologia e ortopedia do Hospital Independência e auxiliar residentes de psiquiatria no Hospital São José

A renomada instituição do Rio Grande do Sul, Rede de Saúde Divina Providência incorporou o UpToDate®, tecnologia desenvolvida pela Wolters Kluwer para apoiar as decisões clínicas baseadas em evidências, em três de seus cinco hospitais, a fim de reduzir a variabilidade clínica e obter melhor desempenho assistencial. O UpToDate® vem sendo utilizado na residência médica do Hospital Divina Providência, além de apoiar a decisão clínica das áreas de traumatologia e ortopedia do Hospital Independência e auxiliar residentes de psiquiatria no Hospital São José.

A Rede de Saúde Divina Providência conta com mais de 3.100 funcionários, 3.032 médicos credenciados, e, realiza, anualmente, cerca de 21.000 cirurgias, 250.000 atendimentos médicos ambulatoriais e 590.000 serviços auxiliares de diagnóstico. Além disso, o Hospital obteve recentemente a certificação de excelência ONA 3, nível máximo de acreditação hospitalar, reforçando sua expertise no setor de saúde. Nos últimos anos, o Hospital Divina Providência, em Porto Alegre, passou por uma série de mudanças, especialmente na quantidade e tipologia de leitos. Em 2019, antes da pandemia de Covid-19, o Hospital contava com 180 leitos operacionais. Com a pandemia, os leitos aumentaram cerca de 28%, chegando a 230. Hoje, a operação conta com 195 leitos.

De acordo com o Diretor Técnico do Hospital Divina Providência, Dr. Willian Victor Lissa Dalpra, a instituição não contava com nenhuma ferramenta de tomada de decisão anterior ao UpToDate® e, a tecnologia foi escolhida após um comparativo com outras plataformas do mercado. “Vimos a familiaridade da ferramenta e ficou muito claro que a escolha pelo UpToDate® era a mais assertiva para a nossa instituição. O UpToDate® se destaca, pois, além de disponibilizar as melhores evidências, também oferece a praticidade necessária para otimizar a rotina diária do corpo clínico”, declara. 

Dr. Dalpra ressalta que o maior desafio dos hospitais está relacionado à adaptação ao novo contexto mercadológico de saúde, que exige um gerenciamento cada vez mais efetivo, tanto do ponto de vista do resultado, e da alta sustentabilidade, quanto da atividade clínica. “A variabilidade clínica tornou-se um ponto fundamental a ser priorizado nas instituições, e o UpToDate®, tem apoiado o Hospital, homogeneizando a assistência a partir de padrões de excelência. Quando reduzimos a variabilidade, conseguimos no médio prazo, obter melhor desfecho assistencial, resultado para o paciente, cuidado mais centralizado e ainda avaliar a performance médica, oferecendo a oportunidade de crescimento e ciclos”, afirma.

Além disso, para Dr. Dalpra, as ferramentas digitais de apoio à decisão clínica auxiliam as instituições de saúde em questões relacionadas a praticidade e aproximação da capacidade gerencial do médico, possibilitando que o profissional tenha a oportunidade de interagir com o hospital para melhorar seu desempenho, a partir de uma construção conjunta de indicadores de performance.

Medicina baseada em evidências 

Marcelo Lancerotti, Country Manager da unidade de Efetividade Clínica da Wolters Kluwer, Health no Brasil, explica que o conceito de medicina baseada em evidência é mandatório para o bom funcionamento de qualquer hospital e ressalta que o UpToDate® é a interface prática operacional ideal para o médico obter essa perspectiva. “A tecnologia oferece aos médicos informações de qualidade que auxiliam na tomada de decisão de maneira rápida, assertiva e fundamentada em uma melhor evidência científica”, declara.

Segundo Dr. Dalpra, a construção dos protocolos e a capacidade de modulá-los dentro da instituição é um excelente atributo da tecnologia do UpToDate. “Conseguimos adaptar a melhor evidência a uma realidade assistencial local. Este fator é muito importante, pois uma situação é a melhor evidência, mas se não tivermos aplicabilidade clínica ou interna do hospital, não faz sentido”, explica.

Para o Dr. Dalpra, as intervenções clínicas fundamentadas na melhor evidência científica, além de viabilizarem a consolidação dos desejos assistenciais do hospital, promovem a respeitabilidade técnica. “Ter uma linha de cuidado fundamentada em melhores práticas que derivam da melhor evidência técnica científica, promove um respaldo que ultrapassa as paredes do hospital. Hoje, o paciente já tem buscado este tipo de informação e também possui acesso a melhor evidência, cobrando este compromisso e responsabilidade de entrega do hospital”.

O Diretor Técnico da Rede Divina Providência declara que a utilização do UpToDate® pelos médicos tem sido cada vez mais difundida, uma vez que, até mesmo os profissionais mais tradicionais, têm aderido à digitalização. “Não existe prática sustentável sem a utilização de recursos como o UpToDate® e desvinculada de medicina baseada em evidência. A oportunidade de manter o corpo clínico sempre atualizado com as melhores práticas reflete diretamente nos níveis de segurança e eficiência do tratamento”, finaliza.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial