Press "Enter" to skip to content

Férias à vista! Odontologista Caroline Malavasi dá dicas sobre como cuidar da higiene bucal fora de casa

As férias estão chegando e, neste período, muitas pessoas optam por viajar e passar alguns dias longe de casa e de suas rotinas. O cuidado com a saúde bucal, na maioria das vezes, acaba sendo negligenciado, já que os nosso hábitos do dia a dia são quebrados. Listando dicas importantes para cuidar da higiene bucal no período de férias, a odontologista Caroline Malavasi, mestre e doutora em Odontologia, especialista em Ortodontia e Dentística pela Universidade Federal Fluminense, aponta hábitos que podem ser adquiridos fora de casa. Confira! 

Leve todos os ítens de limpeza 

Atualmente, todos os acessórios de limpeza bucal como escova de dente, creme dental, fio dental e enxaguante têm versões compactas para serem transportadas facilmente, para mais praticidade. Então, com eles, você consegue fazer todos os processos essenciais para manter a saúde bucal em dia, sem pular nenhuma etapa.

“O enxaguante bucal pode ser levado dentro da bolsa, então você pode utilizá-lo após as refeições e partida para os próximos passeios, quando não der para escovar os dentes e fazer a higienização completa. Ele pode ser usado para minimizar os efeitos da falta de escovação fora do hotel. Porém, o enxaguante não é um substituto da escovação, então, assim que possível, faça a higienização completa”, explica a especialista. 

Faça uma avaliação preventiva antes de viajar 

Quando viajamos, queremos curtir todos os momentos, sem dores de cabeça. Um passo importante é: se você ainda não passou no dentista, agende uma avaliação antes de viajar, principalmente se for ficar um longo período fora de casa. 

“Muita coisa pode ser evitada após uma consulta com o dentista, como dor de dente devido a existência de cáries ou até mesmo sensibilidade. Agendando uma visita com o especialista antes de viajar, você pode iniciar os tratamentos que necessita e poder aproveitar todos os momentos, sem dores e preocupações”, ressalta Caroline. 

Cuidados com saúde não saem de férias

Apesar de estar em outro ritmo, é importante salientar que os cuidados básicos com a higiene, assim como o uso de aparelhos como alinhadores invisíveis e cuidados com o clareamento dental (em pacientes que fazem esses tratamentos) não devem ser deixados de lado. 

“O sucesso de um tratamento depende de seu uso correto. Então, mesmo estando de férias, é importante continuar usando os aparelhos e alinhadores, assim como se atentar ao cuidado com a escovação dos dentes, no caso de quem faz clareamento.Após ingerir alguma bebida ácida como café ou vinho, o indicado é aguardar 30 minutos para escovar os dentes, assim evita de se gastar o esmalte por abrasão, já que essas bebidas têm ph baixo e podem desgastar o esmalte dos dentes”, comenta a odontologista. 

Acidentes acontecem, o que fazer? 

Se no meio da viagem ocorrer algo com os seus dentes, como quebra ou dores inesperadas, a especialista lembra que existem muitos seguros-saúde que incluem plano odontológico. 

“Caso o paciente não tenha feito o seguro-saúde, o meu conselho é: se for algo muito grave, que esteja dando muita dor, o indicado é procurar um especialista para fazer o primeiro atendimento e depois seguir com o seu dentista de confiança. Caso não seja algo tão grave, tentar se consultar via telemedicina com o seu dentista, pois ele vai orientar o melhor a ser feito até o retorno para a casa”, finaliza a especialista. 

Imagem: Woman photo created by gpointstudio – www.freepik.com

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial